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dc.contributor.advisor1Ribeiro, José Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700210P0pt_BR
dc.contributor.referee1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Raquel Paiva Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795690A7pt_BR
dc.creatorPinto, Raquel Lara Rezende Alves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216030U6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:38:00Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-07-13T16:38:00Z-
dc.date.issued2012-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2030-
dc.description.abstractThis dissertation turns to the environment of the congado, while traditional popular culture, and research the negotiation of young Congadeiros, of district São José do Triunfo (Viçosa, MG), identity. Considering the present time as marked by the mediatization, treat of the strategies of young people to deal with the dichotomy that is present in the experience of a tradition caracterized by the ancestry, in a context that exalt the new, living with the fragmentation of identities and which is marked by the multiplicity of cultural references. Relied with interviews with the guardians of memory, young Congadeiros, and young congadeiros’s school, questionnaire to young people, and five meetings with them. The thoughts put into dialogue the issues raised during the investigation with conceptual problematization, having as main ideas, the culture, identity, youth, popular culture and tradition. The general interpretation of the research is that young people's participation in congado mobilize and be mobilized by a desire to put the world in, to feel in belonging to a group, a story that brings meaning and identity reference.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação se volta para o ambiente do congado, enquanto cultura popular tradicional, e trata da investigação acerca da negociação identitária dos jovens congadeiros de São José do Triunfo, distrito do município de Viçosa, MG. Considerando a atualidade como um tempo marcado pelo processo de mediatização, trata das estratégias dos jovens para lidar com a dicotomia que se faz presente na vivência de uma tradição calcada na ancestralidade em um contexto que enaltece o novo, que convive com a fragmentação das identidades e que é marcado pela multiplicidade de referências culturais. Contou-se, para tanto, com entrevistas com os guardiões da memória, jovens congadeiros e direção da escola onde estudam, aplicação de questionário aos jovens, e cinco encontros realizados com os mesmos. As reflexões trançadas colocaram em diálogo as questões suscitadas ao longo da investigação com problematizações conceituais, tendo como eixo principal as ideias de cultura, identidade, juventude, cultura popular e tradição. A interpretação geral da investigação é de que a participação dos jovens no congado mobiliza e é mobilizada pelo desejo de se colocarem no mundo de alguma forma, de se sentirem em pertencimento a um grupo, uma história, que lhes traga sentido e referência identitária.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCultura popular tradicionalpt_BR
dc.subjectComunicationpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectTradicional popular culturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleCores que pintam, fitas que tecem: o processo de negociação identitária dos jovens congadeiros do fundão, Viçosa/MG, em tempos de mediatizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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