Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1999
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
helenacardosoribeiro.pdf577.34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Diretor de escola: novos desafios, novas funções?
Autor(es): Ribeiro, Helena Cardoso
Orientador: Teixeira , Beatriz de Basto
Miembros Examinadores: Sarmento, Diva Chaves
Miembros Examinadores: Magaldi, Juliana Alves
Resumo: O presente trabalho expõe os resultados da pesquisa “Diretor de escola: novos desafios, novas funções?”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – PPGE/UFJF, para obtenção do grau de mestre. Tendo como referência as exigências feitas ao cargo de diretor escolar após as mudanças ocorridas nos sistemas educacionais desde a década de 1990, que colocam a escola como centro da gestão das políticas educacionais, interessou-nos observar o que está envolvido na rotina dos diretores em escolas que conseguem agregar valor ao desempenho de seus alunos, ou seja, que conseguem um avanço significativo no desempenho do aluno no decorrer do ano letivo. Além disso, observamos como o próprio diretor se vê diante do desafio de oferecer uma educação de qualidade. A metodologia predominante é a qualitativa – englobando a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, a análise documental e entrevistas. Foram acompanhadas duas diretoras de escolas que agregaram valor entre os testes 1 e 2 da Provinha Brasil 2009. Destacamos, a partir da observação realizada, a importância das relações interpessoais na escola e como elas podem favorecer a intervenção pedagógica junto aos professores. Além disso, apontamos o atendimento das solicitações feitas à Secretaria de Educação e os recursos financeiros como problemas significativos presentes na escola; porém também entendemos que tais problemas, apesar de estarem além da alçada das diretoras, podem ser minimizados a partir do conhecimento legal por parte da diretora e sua equipe. Este diagnóstico reforça a importância do conhecimento do gestor escolar, melhor dizendo, a importância da formação e da qualificação deste profissional, imprescindível para que ele possa contribuir para construção de uma escola de qualidade.
Resumen : This paper presents the results of the research "Director of School: new challenges, new roles?" Developed in the Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGE / UFJF to obtain the master degree. With reference to the demands made to the position of school principal after the changes in educational systems since the 1990s, which put the school as a center of management of educational policies, we became interested in observing what is involved in the routine of school directors who can add value to the performance of their students, that is, achieve a significant improvement in student achievement during the school year. Furthermore, we observe how the director himself was confronted with the challenge of providing quality education. The predominant methodology is qualitative - encompassing literature, field research, documentary analysis and interviews. They were accompanied by two principals of schools that have added value between tests 1 and 2 of Provinha Brasil 2009. We emphasize, from the observation made, the importance of interpersonal relationships in school and how they can promote the educational intervention with teachers. Furthermore, we point out the fulfillment of requests made to the Department of Education and the financial resources to present significant problems in school, but we also understand that such problems, although they are beyond the scope of the directors, can be minimized from the legal knowledge by the director and his team. This analysis reinforces the importance of knowing the school manager, rather, the importance of training and qualification of professional essential so that it can contribute to building a quality school.
Palabras clave : Gestão educacional
Diretor de escola
Rotina do gestor escolar
Educational management
School principal
Routine manager school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1999
Fecha de publicación : 30-ago-2012
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.