Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1999
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
helenacardosoribeiro.pdf577.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira , Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Sarmento, Diva Chaves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780067Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Magaldi, Juliana Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709357Z0pt_BR
dc.creatorRibeiro, Helena Cardoso-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212677A6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T16:26:10Z-
dc.date.available2016-07-05-
dc.date.available2016-07-13T16:26:10Z-
dc.date.issued2012-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1999-
dc.description.abstractThis paper presents the results of the research "Director of School: new challenges, new roles?" Developed in the Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora - PPGE / UFJF to obtain the master degree. With reference to the demands made to the position of school principal after the changes in educational systems since the 1990s, which put the school as a center of management of educational policies, we became interested in observing what is involved in the routine of school directors who can add value to the performance of their students, that is, achieve a significant improvement in student achievement during the school year. Furthermore, we observe how the director himself was confronted with the challenge of providing quality education. The predominant methodology is qualitative - encompassing literature, field research, documentary analysis and interviews. They were accompanied by two principals of schools that have added value between tests 1 and 2 of Provinha Brasil 2009. We emphasize, from the observation made, the importance of interpersonal relationships in school and how they can promote the educational intervention with teachers. Furthermore, we point out the fulfillment of requests made to the Department of Education and the financial resources to present significant problems in school, but we also understand that such problems, although they are beyond the scope of the directors, can be minimized from the legal knowledge by the director and his team. This analysis reinforces the importance of knowing the school manager, rather, the importance of training and qualification of professional essential so that it can contribute to building a quality school.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho expõe os resultados da pesquisa “Diretor de escola: novos desafios, novas funções?”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora – PPGE/UFJF, para obtenção do grau de mestre. Tendo como referência as exigências feitas ao cargo de diretor escolar após as mudanças ocorridas nos sistemas educacionais desde a década de 1990, que colocam a escola como centro da gestão das políticas educacionais, interessou-nos observar o que está envolvido na rotina dos diretores em escolas que conseguem agregar valor ao desempenho de seus alunos, ou seja, que conseguem um avanço significativo no desempenho do aluno no decorrer do ano letivo. Além disso, observamos como o próprio diretor se vê diante do desafio de oferecer uma educação de qualidade. A metodologia predominante é a qualitativa – englobando a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo, a análise documental e entrevistas. Foram acompanhadas duas diretoras de escolas que agregaram valor entre os testes 1 e 2 da Provinha Brasil 2009. Destacamos, a partir da observação realizada, a importância das relações interpessoais na escola e como elas podem favorecer a intervenção pedagógica junto aos professores. Além disso, apontamos o atendimento das solicitações feitas à Secretaria de Educação e os recursos financeiros como problemas significativos presentes na escola; porém também entendemos que tais problemas, apesar de estarem além da alçada das diretoras, podem ser minimizados a partir do conhecimento legal por parte da diretora e sua equipe. Este diagnóstico reforça a importância do conhecimento do gestor escolar, melhor dizendo, a importância da formação e da qualificação deste profissional, imprescindível para que ele possa contribuir para construção de uma escola de qualidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectDiretor de escolapt_BR
dc.subjectRotina do gestor escolarpt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectSchool principalpt_BR
dc.subjectRoutine manager schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDiretor de escola: novos desafios, novas funções?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.