https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1989
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
claudioluizdecarvalho.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estimação da demanda aérea por transporte de passageiros com um modelo gravitacional ampliado |
Autor(es): | Carvalho, Claudio Luiz de |
Primeiro Orientador: | Almeida, Eduardo Simões de |
Membro da banca: | Sartoris Neto, Alexandre |
Membro da banca: | Vasconcelos, Claudio Roberto Fóffano |
Resumo: | Resumo: A literatura de transporte raramente considera a influência da interação espacial e das redes sociais sobre os fluxos de passageiros. A presente dissertação possui como objetivo a estimação da demanda de transporte aéreo por meio de dados na forma de fluxos de passageiros entre pares origem-destino (O-D), utilizando como método de estimação o modelo gravitacional ampliado, incorporando efeitos fixos, espaciais e de rede. Em relação ao modelo gravitacional, sua especificação se mostrou adequada nas estimações mostrando que tanto o tamanho dos municípios quanto a distância que os separa são variáveis relevantes para explicar o fluxo de passageiros entre os mesmos. O que mostra que a ―massa‖ do município, o PIB ou a população, são os principais determinantes para o incremento de passageiros em rotas aéreas, e que a distância se mostra uma restrição relevante para este incremento. Além disso, as variáveis que captam a autocorrelação espacial no modelo, ainda que menos significativas, são relevantes para explicar o fluxo de passageiros. |
Abstract: | Abstract: The transport demand literature has rarely considered the influence of geographical interation or social network on passenger flows. This work aims to estimate air transport demand using an extended gravity model, controlling for spatial and network effects. As to the Gravity Model, the extended specification has been proper and has demonstrated the relevance of economic masses (GDP and population) as well the distance to explain passengers flows between the cities. Although spatial autocorrelation is a little significant, it is still useful to explain air passengers flow demand. |
Palavras-chave: | Autocorrelação espacial Modelo gravitacional Redes sociais Spatial autocorrelation Gravity model Social networks |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Economia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Economia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1989 |
Data do documento: | 23-Abr-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.