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Tipo: Dissertação
Título: Política de formação continuada na rede municipal de Juiz de Fora – MG: uma perspectiva de análise a partir do curso encontro de professores alfabetizadores, no período de 2009 a 2011
Autor(es): Rofino, Marivalda Abigail
Primeiro Orientador: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Membro da banca: Santos, Iolanda Cristina dos
Membro da banca: Medeiros, Andréa Borges de
Resumo: Este Plano de Ação Educacional (PAE) objetiva apresentar a Política de Formação Continuada da Rede Municipal de Juiz de Fora a partir de uma perspectiva de análise do curso “Encontro de Professores Alfabetizadores da Rede Municipal” ministrado pela professora Elvira Souza Lima no período de 2009 a 2011. Para tanto, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa cujos principais instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e análises documentais. A partir dos dados coletados descrevemos a estrutura e o funcionamento da Secretaria de Educação de Juiz de Fora (SE-JF), do Departamento de Política de Formação (DPF) e do Centro de Formação do Professor (CFP). Descrevemos também a Política de Formação Continuada e o curso “Encontro de Professores Alfabetizadores da Rede Municipal”. Além disso, fizemos uma discussão analítica sobre políticas públicas e formação inicial e continuada de professores para fundamentar teoricamente a proposição de um Curso de Formação Continuada A Distância para os Professores Alfabetizadores.
Abstract: This Plan for Educational Action (PAE in Portuguese) aims to evaluate the Continued Training Policy of Juiz de Fora from the perspective of the analysis of a course called “Meeting of the Municipal Literacy Teachers”, ministered by the teacher Elvira Souza Lima in the time between 2009 and 2011.Thus, we did a research with a qualitative approach, being semi structured interviews and documentary analysis the main instruments in the information collect. Based on the collect data, we described the structure and functioning of the Education Department of Juiz de Fora (SE- JF), Training Policy Department (DPF) and the Teacher’s Training Centre (CFP). We also described the Continued Training Policy and the course “Meeting of the Municipal Literacy Teachers”. Furthermore, we had an analytic discussion of public policies and initial and continued formation of teachers in order to justify, in theory, the proposal of a Distance Continued Training course for the Literacy Teachers.
Palavras-chave: Políticas públicas educacionais
Políticas de formação continuada
Professor
Alfabetização
Educational public policies
Continued training policy
Teacher
Literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1928
Data do documento: 5-Out-2012
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