https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1921
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
taniareginaborgesesilva.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Colégio Barão de Aiuruoca: um caso de sucesso na gestão da educação pública |
Autor(es): | Silva, Tânia Regina Borges e |
Orientador: | Ferreira, Victor Cláudio Paradela |
Miembros Examinadores: | Gurgel, Claudio Roberto Marques |
Miembros Examinadores: | Santos, Gilmar José dos |
Resumo: | A gestão educacional e as alianças valorativas são os temas deste Plano de Ação Educacional. Sendo assim, ele pretende explicar o ótimo desempenho do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca que está situado na Cidade de Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro. Ele foi escolhido por ter sido vencedor do Prêmio Nacional de Referência em Gestão em 2010, referência 2009, e por ter conseguido atingir a sua meta no IDEB. A metodologia e os teóricos que embasaram o trabalho forneceram meios necessários para confirmar a hipótese de que os resultados alcançados são avanços advindos do modelo de gestão democrático participativo, empreendedor e das alianças desenvolvidas com parceiros externos, inclusive empresas. Pretendese, dessa forma, aprofundar o estudo das práticas institucionais que produzem o sucesso escolar. Desta maneira, justifica-se a proposta deste Plano de Ação Educacional de promover a formação para os gestores do Médio Paraíba como uma estratégia de disseminação de boas práticas. |
Resumen : | The educational administration and partnerships are the themes of this Plan of Educational Action. Therefore, it intends to explain the excellent performance of the Colégio Estadual Barão de Aiuruoca which is situated in the city of Barra Mansa, State of Rio de Janeiro. It was chosen because it won the National Award for Excellence in Management in 2010, reference 2009, and was able to reach its goal in IDEB. The methodology and theorists, that supported this work, provided the necessary means to confirm the hypothesis that the reached results are the advances arising from the democratic, participatory, enterprising, management model and from the partnerships. The aim is thus to deepen the study of institutional practices that promote school success. So the purpose of this Plan of Educational Action is justified to provide training for managers in the Médio Paraíba region as a strategy for spreading good practices. |
Palabras clave : | Indicadores educacionais Modelos de gestão Parcerias Educational indicators Management models Partnerships |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1921 |
Fecha de publicación : | 23-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.