Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19113
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brunnasantosolimpio.pdfPDF/A1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Desafios e possibilidades da implementação do Núcleo de Acolhimento Educacional – NAE - na Superintendência Regional de Ensino de Janaúba/MG
Autor(es): Olímpio, Brunna Santos
Primeiro Orientador: Moreira, Ana Rosa Picanço
Membro da banca: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Membro da banca: Batista, Rodolfo Luís Leite
Membro da banca: Silva, Dener Luiz da
Resumo: Este estudo tem o objetivo de analisar o processo de implementação do Núcleo de Acolhimento Educacional – NAE - na Superintendência Regional de Ensino de Janaúba, buscando identificar os desafios e as possibilidades da política pública que insere os profissionais psicólogo e assistente social nas instituições escolares públicas, especificamente nas escolas estaduais de Minas Gerais. O Brasil apresenta grande diversidade cultural e social e diversas mazelas sociais afligem a população, desencadeando questões que afetam o ambiente escolar e os processos de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, a inserção desses profissionais nas instituições escolares tem muito a contribuir para a melhoria das relações e dos processos dentro da escola. As questões que extrapolam as resoluções pedagógicas (muitas delas de impacto social e psicológico) acabam se acumulando no ambiente escolar, frequentemente sem solução. Responsáveis, professores e gestores muitas vezes não possuem o conhecimento necessário para intervir e agir diante de uma realidade tão complexa em que, em algumas situações, os próprios necessitam desse atendimento e acolhimento. O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar e analisar a implementação da política que inseriu o psicólogo e o assistente social nas escolas públicas, examinando suas dificuldades e possibilidades. A pesquisa também busca descrever o contexto em que a política foi implementada na SRE, suas normativas, orientações e monitoramento; analisar a implementação do NAE, suas potencialidades e dificuldades; e propor ações articuladas para alcançar melhores resultados, sistematizar das ações do núcleo e minimização as dificuldades, além de prevenir problemas. A pesquisa é um estudo de caso de natureza qualitativa. Inicia-se com um levantamento documental para a coleta de evidências. Serão utilizadas entrevistas semiestruturadas e estruturadas com componentes do núcleo, profissionais das escolas, como diretores e o responsável pelo NAE na SRE. Sua base metodológica está amparada no ciclo de políticas e intersetorialidade.
Abstract: This study aims to analyze the implementation process of the Educational Support Center – NAE - in the Regional Education Superintendence of Janaúba, seeking to identify the challenges and possibilities of the public policy that includes psychologists and social workers in public schools, specifically in state schools in Minas Gerais. Brazil has great cultural and social diversity and several social problems afflict the population, triggering issues that affect the school environment and the teaching and learning processes. In this context, the inclusion of these professionals in schools has a lot to contribute to improving relationships and processes within the school. Issues that go beyond pedagogical resolutions (many of them with social and psychological impact) end up accumulating in the school environment, often without a solution. Those responsible, teachers and administrators often do not have the necessary knowledge to intervene and act in the face of such a complex reality in which, in some situations, they themselves need this care and support. The general objective of this research is to investigate and analyze the implementation of the policy that included psychologists and social workers in public schools, examining their difficulties and possibilities. The research also seeks to describe the context in which the policy was implemented in the SRE, its regulations, guidelines and monitoring; to analyze the implementation of the NAE, its potentialities and difficulties; and to propose coordinated actions to achieve better results, systematize the actions of the center and minimize difficulties, in addition to preventing problems. The research is a qualitative case study. It begins with a documentary survey to collect evidence. Semi-structured and structured interviews will be used with members of the center, school professionals, such as principals and the person responsible for the NAE in the SRE. Its methodological basis is supported by the policy cycle and intersectorality
Palavras-chave: Escola pública
Psicologia escolar
Serviço social escolar
Public school
School psychology
School social service
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19113
Data do documento: 21-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons