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Type: Dissertação
Title: A disciplina de ciências no contexto do sistema mineiro de avaliação e equidade (Simave): o caso de uma escola estadual da Zona da Mata Mineira
Author: Alonso, Alexandro Pereira
First Advisor: Santos, Gisele Barbosa dos
Referee Member: Silva, Ana Carolina Araújo da
Referee Member: Pinto, Vicente Paulo dos Santos
Referee Member: Silva, Fernanda Mara Fonseca
Resumo: A importância desta pesquisa busca entender o porquê da baixa apropriação dos resultados das avaliações intermediárias de Ciências de uma escola estadual, localizada na zona da mata mineira. A questão que norteou este estudo é: que fatores influenciam no baixo desempenho dos alunos nas avaliações intermediárias de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa, e que ações poderiam ser implementadas para melhorar o desempenho dos alunos? O objetivo geral foi investigar quais são os fatores que podem estar relacionados ao baixo desempenho dos estudantes nas avaliações intermediárias de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos anos de 2022 à 2024, na referida escola. O estudo foi embasado teoricamente por autores como: Bauer (2015), Lima, Vendramin e Tonin (2020), Bessa (2021), Fonseca (2022), entre outros que versam sobre o tema. A metodologia utilizada foi a investigação qualitativa, com um estudo de caso. Como instrumentos metodológicos foi aplicado um questionário aos professores de Ciências, além de serem realizadas duas entrevistas semiestruturadas: uma com o vice-diretor e outra com a especialista (coordenadora pedagógica) da escola. Com base nas informações, foi possível traçar um Plano de Ação Educacional (PAE), prevendo: implementação de um projeto de monitoria com a consequente formação de uma equipe dedicada a auxiliar os alunos que apresentam desempenho abaixo de 50% nas avaliações intermediárias de Ciências; aprimoramento do protocolo de realização das avaliações intermediárias; capacitação dos professores de Ciências para que sejam capazes de interpretar os dados oriundos das avaliações intermediárias; ajustamento da equipe gestora para garantir uma atuação estratégica e coerente frente às avaliações intermediárias.
Abstract: The significance of this research lies in understanding the reasons behind the limited appropriation of the results from intermediate Science assessments at a state school located in the Zona da Mata region of Minas Gerais. The central research question guiding this study is: what factors contribute to the low performance of students in the intermediate Science assessments in the final years of primary education at Sebastião Patrus de Sousa School, and what actions can be implemented to improve student performance? The overarching objective is to investigate the factors potentially associated with the low academic achievement of students in intermediate Science assessments from Years 6 to 9 of primary education, during the period from 2022 to 2024, at the aforementioned school. The study was theoretically grounded in the works of scholars such as Bauer (2015), Lima, Vendramin and Tonin (2020), Bessa (2021), Fonseca (2022), among others who explore this theme. A qualitative research approach was adopted, using a case study methodology. Data collection instruments included a questionnaire administered to Science teachers, as well as two semistructured interviews: one with the deputy headteacher and another with the school’s pedagogical coordinator. Based on the information gathered, it was possible to outline an Educational Action Plan (EAP), which includes the implementation of a mentoring project and the subsequent formation of a dedicated team to support students who score below 50% in the intermediate Science assessments. The plan also foresees the training of Science teachers to enable them to effectively interpret assessment data, as well as strategic adjustments to the school’s management team to ensure a coherent and proactive response to the results of the intermediate evaluations.
Keywords: Avaliações externas
Ciências da natureza
Simave
External evaluations
Natural sciences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19074
Issue Date: 15-May-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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