Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19067
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
janainabernardobulhõesdesousa.pdfPDF/A1.57 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: A influência do contexto escolar no planejamento das aulas de ciências segundo professores dos anos iniciais
Author: Sousa, Janaína Bernardo Bulhões de
First Advisor: Reis, Rita de Cássia
Referee Member: Reis, Andreia Rezende Garcia
Referee Member: Pessoa, Wilton Rabelo
Resumo: A presente pesquisa está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Saberes, por pensar nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências da Natureza nos anos iniciais e na prática e trabalho docente numa perspectiva sociocultural. Está fundamentada nos supostos teóricos e metodológicos da pesquisa narrativa à luz do que defendem Jovchelovitch e Bauer (2002). Seu foco consiste em entender os sujeitos a partir de experiências singulares, buscando responder à questão: como professores dos anos iniciais planejam suas aulas de Ciências a partir do contexto escolar em que atuam? Para tal, foi realizada uma entrevista narrativa com professores dos anos iniciais que lecionam ou lecionaram Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, definimos como objetivos específicos desta pesquisa: i) identificar e analisar o contexto de planejamento das escolas em que os professores participantes atuam/atuaram; ii) compreender a organização das reuniões pedagógicas, de capacitação e de planejamento por área/ano escolar, observando o que é incorporado no planejamento segundo os docentes participantes da pesquisa. A partir da interpretação dos dados, foi possível observar que alguns professores tiveram importantes oportunidades na formação inicial que foram fundamentais ao início da prática pedagógica, como o estágio e a Iniciação Científica; os limites do espaço físico; a ausência de materiais e de laboratórios; a ausência de diálogo com a gestão com entrega burocrática do planejamento, entendido como documento distante das práticas escolares; o modo como interagem com o currículo; a interação entre os professores – se individual ou coletiva; a interação com os gestores – se e como ocorre. A pesquisa ajudou a compreender a historicidade dos sujeitos participantes e os respectivos papéis que desempenham diante do ato de planejar. Possibilitou, também, identificar lacunas do processo de interação das instituições com o objeto planejamento, assim como possibilidades de atos como passos que nos desafiam a novas pesquisas.
Abstract: This research is part of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Juiz de Fora, within the research line Languages, Cultures, and Knowledge, as it addresses the teaching and learning processes of Natural Sciences in the early years of schooling, as well as teaching practice and professional work from a sociocultural perspective. It is grounded in the theoretical and methodological assumptions of narrative research, as proposed by Jovchelovitch and Bauer (2002), and focuses on understanding individuals through their unique experiences. The central question guiding this study is: How do early-years teachers plan their Science lessons based on the school context in which they work? To address this question, narrative interviews were conducted with teachers who currently teach or have taught Science in the early years of Elementary School. The following specific objectives were defined: (i) to identify and analyze the planning context of the schools where the participating teachers work(ed); and (ii) to understand the organization of pedagogical, training, and planning meetings by area/school year, observing what is incorporated into lesson planning, according to the teachers’ perspectives. From the data interpretation, it was observed that some teachers experienced significant opportunities during their initial training—such as internships and scientific initiation—that were fundamental to the development of their pedagogical practice. The study also highlighted challenges such as physical space limitations, lack of teaching materials and laboratories, limited dialogue with school management, and the bureaucratic nature of planning, often perceived as a document disconnected from real school practices. Additionally, the research examined how teachers interact with the curriculum, collaborate with peers—either individually or collectively—and relate to school administrators. This study contributed to a better understanding of the historicity of the participants and the roles they assume in the act of planning. It also revealed gaps in the interaction between institutions and the planning process, while pointing to new possibilities and directions for future research.
Keywords: Instituições de ensino
Planejamento de ciências
Anos iniciais
Ato responsivo
Educational institutions
Science planning
Early years education
Responsive act
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/19067
Issue Date: 22-May-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons