Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18956
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thaynadomingospereira.pdf411.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cabeça, ombro, joelho e pé: (re) significando a corporeidade na educação infantil
Autor(es): Pereira, Thayná Domingos
Primeiro Orientador: Lopes, Jade Janer Moreira
Membro da banca: Braga, Nilcéa Beatriz Jenevain
Resumo: A corporeidade na educação infantil é o tema central desse trabalho. Um trabalho que pretende compreender como o corpo das crianças pode ser um potencializador de seu desenvolvimento e da promoção de sua vida. Estabelecendo um diálogo com a perspectiva foucaultiana e passando por outros referencias teóricos, refletimos como as práticas pedagógicas se envolvem com a relação das crianças com seus próprios corpos. Muitas vezes, a escola se torna uma instituição disciplinar controlando e docilizando os pequenos corpos. Dessa forma, buscamos compreender se a educação infantil acolhe e integra a liberdade corporal das crianças ou se apenas reforça um dispositivos disciplinares de controle. O texto estabelece uma conversa com o Método desenvolvido por Maria Montessori, que apóia a exploração do espaço, a interação ativa com os materiais e a participação das crianças na construção do conhecimento, dialogamos com a concepções de que o aprendizado perpassa por todo o corpo, promovendo uma educação mais integral e respeitosa às necessidades infantis. Finalizamos com uma experiência vivida com uma educadora das infâncias.
Abstract: Corporeality in early childhood education is the central theme of this work. A work that aims to understand how children's bodies can enhance their development and promote their lives. Establishing a dialogue with the Foucautian perspective and going through other theoretical references, we reflect on how pedagogical practices are involved with children's relationship with their own bodies. Often, the school becomes a disciplinary institution controlling and docilizing small bodies. In this way, we seek to understand whether early childhood education embraces and integrates children's bodily freedom or whether it merely reinforces disciplinary control devices. The text establishes a conversation with the Method developed by Maria Montessori, which supports the exploration of space, active interaction with materials and children's participation in the construction of knowledge. We dialogue with the conceptions that learning permeates the entire body, promoting a more integral and respectful education for children's needs. We end with an experience with a kindergarten teacher.
Palavras-chave: Corporeidade
Educação Infantil
Perspectivas
Corporeality Perspectives
Early Childhood Education
Perspectives
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18956
Data do documento: 10-Fev-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons