Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18956
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
thaynadomingospereira.pdf411.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Lopes, Jade Janer Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/4297078672618566pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Nilcéa Beatriz Jenevain-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.br/6599980341055932pt_BR
dc.creatorPereira, Thayná Domingos-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-23T15:55:27Z-
dc.date.available2025-02-10-
dc.date.available2025-06-23T15:55:27Z-
dc.date.issued2025-02-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18956-
dc.description.abstractCorporeality in early childhood education is the central theme of this work. A work that aims to understand how children's bodies can enhance their development and promote their lives. Establishing a dialogue with the Foucautian perspective and going through other theoretical references, we reflect on how pedagogical practices are involved with children's relationship with their own bodies. Often, the school becomes a disciplinary institution controlling and docilizing small bodies. In this way, we seek to understand whether early childhood education embraces and integrates children's bodily freedom or whether it merely reinforces disciplinary control devices. The text establishes a conversation with the Method developed by Maria Montessori, which supports the exploration of space, active interaction with materials and children's participation in the construction of knowledge. We dialogue with the conceptions that learning permeates the entire body, promoting a more integral and respectful education for children's needs. We end with an experience with a kindergarten teacher.pt_BR
dc.description.resumoA corporeidade na educação infantil é o tema central desse trabalho. Um trabalho que pretende compreender como o corpo das crianças pode ser um potencializador de seu desenvolvimento e da promoção de sua vida. Estabelecendo um diálogo com a perspectiva foucaultiana e passando por outros referencias teóricos, refletimos como as práticas pedagógicas se envolvem com a relação das crianças com seus próprios corpos. Muitas vezes, a escola se torna uma instituição disciplinar controlando e docilizando os pequenos corpos. Dessa forma, buscamos compreender se a educação infantil acolhe e integra a liberdade corporal das crianças ou se apenas reforça um dispositivos disciplinares de controle. O texto estabelece uma conversa com o Método desenvolvido por Maria Montessori, que apóia a exploração do espaço, a interação ativa com os materiais e a participação das crianças na construção do conhecimento, dialogamos com a concepções de que o aprendizado perpassa por todo o corpo, promovendo uma educação mais integral e respeitosa às necessidades infantis. Finalizamos com uma experiência vivida com uma educadora das infâncias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPerspectivaspt_BR
dc.subjectCorporeality Perspectivespt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectPerspectivespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleCabeça, ombro, joelho e pé: (re) significando a corporeidade na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons