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Type: Dissertação
Title: Atribuições de diretor de escola pública: desafios para a formação
Author: Camarota, Danielle Teodoro Santos
First Advisor: Machado , Márcia Cristina da Silva
Referee Member: Innocêncio, Mariângela Tostes
Referee Member: Sanabio, Marcos Tanure
Resumo: Com o intuito de reafirmar a importância da formação no exercício da gestão escolar, este Plano de Ação Educacional (PAE) tem como objetivo a proposição de um programa que visa capacitar os professores, da rede municipal de ensino de Juiz de Fora, MG, que anseiam concorrer ao cargo de gestor escolar, para o exercício da função. Resta claro que, atualmente, com uma sociedade cada vez mais complexa e com o arcabouço de informações que fazem parte do cotidiano escolar, os diretores estão sendo cada vez mais exigidos. Sendo assim, é possível observar que muitos diretores, ainda que eleitos por processos democráticos, encontrem dificuldades para desempenhar as inúmeras demandas advindas do cargo. Tal fato se evidencia, principalmente, no que tange à compreensão das políticas públicas implementadas pelas esferas federais e estaduais, como, por exemplo, as políticas de avaliação. Isso pode ser vislumbrado na forma como os gestores lidam com os indicadores educacionais disponibilizados para suas unidades. Também é possível identificar outras dificuldades, como a falta de habilidade no uso de ferramentas tecnológicas, bem como a dificuldade para lidar com a questão orçamentária e de gestão de pessoas. Isso posto, a proposta é criar um programa de formação e capacitação de gestores escolares para a rede municipal de ensino de Juiz de Fora, tendo o Centro de Formação do Professor como espaço propício para estímulo e aperfeiçoamento das habilidades inerentes ao cargo de gestor educacional.
Abstract: Aiming to reaffirm the importance of the in-service training of school managers, this Educational Action Plan (PAE, in Portuguese) has as its goal the proposal of a program designed to capacitate teachers from the municipal education network of Juiz de Fora, who aspire to run for school managers, exercising such function. It is clear that nowadays with a society ever growing in complexity, and with the framework of information pertaining to the school daily life, principals are being under increasing demand. As such, it is possible to observe that many principals, even though elected through democratic processes, find difficulty in playing the roles that come with the position. Such fact is made evident, in the scope of understanding public policies implemented by the federal and state spheres, as for example, evaluation policies. This may be observed in the way that managers deal with educational indicators made available to their units. It is also possible to identify other difficulties, such as the lack of skills in utilizing technological tools, as well as difficulty in dealing with the budgetary issue of the people management one. Therefore, the proposal is to create a training and capacitating program to school managers in the municipal educational network of Juiz de For a, having the Center for Teacher Formation as the favourable setting to stimulate and perfect the skills inherent to the position of school manager.
Keywords: Gestão democrática
Estratégica e participativa
Eleição de diretores
Formação e capacitação
Democratic
Strategic and participative management
Election of principals
Formation and capacitation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1891
Issue Date: 31-Oct-2012
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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