https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18908
File | Description | Size | Format | |
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victorhugomoreiraferreira.pdf | PDF/A | 1.54 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Impacto da adoção de veículos autônomos nos critérios de pavimentação de rodovias: uma revisão sistemática de literatura |
Author: | Ferreira, Victor Hugo Moreira |
First Advisor: | Castañon, José Alberto Barroso |
Co-Advisor: | Souza, Luísa Muglia |
Referee Member: | Teixeira Filho, José Luiz Lopes |
Referee Member: | Ferreira, Guilherme Soldati |
Resumo: | A introdução de veículos autônomos (VAs) deve ocasionar uma série de implicações com base na interação entre estes e o sistema de transportes. Diante desse cenário, este estudo se propôs a investigar os impactos específicos da operação de VAs na infraestrutura rodoviária, concentrando-se nos critérios mecanísticos de dimensionamento. Para realização da análise, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura que identificou artigos científicos que abordassem o tema. A leitura desses trabalhos permitiu apontar as principais consequências da adoção de VAs, especialmente no que diz respeito à vida útil da infraestrutura rodoviária. Entre as características particulares da operação dos veículos autônomos, destaca-se a possibilidade deles se movimentarem em pelotão. Consequentemente, ao submeter o pavimento a ação de cargas repetidas, são esperadas implicações quanto às deformações permanentes e a formação de trincas. Logo, é de grande importância investigar e avaliar a extensão desses danos e como mitigá-los, a fim de otimizar a escolha de materiais para os projetos novos e de reforço, suprindo as necessidades da via. |
Abstract: | The introduction of autonomous vehicles (AVs) is expected to bring about a series of implications based on their interaction with the transportation system. In this context, this study aimed to investigate the specific impacts of AV operation on road infrastructure, focusing on mechanistic design criteria. To conduct this analysis, a systematic literature review was carried out to identify scientific articles addressing the topic. Examining these works allowed for identifying the main consequences of AV adoption, particularly concerning the lifespan of road infrastructure. Among the distinctive features of AV operation is their ability to travel in platoons. Consequently, subjecting the pavement to repeated loads will result in permanent deformations and crack formation. Therefore, it is important to investigate and assess the extent of these damages and how to mitigate them, aiming to optimize the selection of materials for both new and retrofit projects, addressing the specific needs of the roadway. |
Keywords: | Veículos autônomos Infraestrutura rodoviária Pavimentação Rodovias Autonomous vehicles Road infrastructure Paving Highways |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Engenharia |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18908 |
Issue Date: | 19-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Engenharia Civil - TCC Graduação |
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