Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18908
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
victorhugomoreiraferreira.pdfPDF/A1.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Castañon, José Alberto Barroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1986569237172174pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Luísa Muglia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3439407345968405pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira Filho, José Luiz Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7718534498309204pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Guilherme Soldati-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6842151464891625pt_BR
dc.creatorFerreira, Victor Hugo Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1625906625359014pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-10T12:12:57Z-
dc.date.available2025-06-05-
dc.date.available2025-06-10T12:12:57Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18908-
dc.description.abstractThe introduction of autonomous vehicles (AVs) is expected to bring about a series of implications based on their interaction with the transportation system. In this context, this study aimed to investigate the specific impacts of AV operation on road infrastructure, focusing on mechanistic design criteria. To conduct this analysis, a systematic literature review was carried out to identify scientific articles addressing the topic. Examining these works allowed for identifying the main consequences of AV adoption, particularly concerning the lifespan of road infrastructure. Among the distinctive features of AV operation is their ability to travel in platoons. Consequently, subjecting the pavement to repeated loads will result in permanent deformations and crack formation. Therefore, it is important to investigate and assess the extent of these damages and how to mitigate them, aiming to optimize the selection of materials for both new and retrofit projects, addressing the specific needs of the roadway.pt_BR
dc.description.resumoA introdução de veículos autônomos (VAs) deve ocasionar uma série de implicações com base na interação entre estes e o sistema de transportes. Diante desse cenário, este estudo se propôs a investigar os impactos específicos da operação de VAs na infraestrutura rodoviária, concentrando-se nos critérios mecanísticos de dimensionamento. Para realização da análise, foi conduzida uma revisão sistemática da literatura que identificou artigos científicos que abordassem o tema. A leitura desses trabalhos permitiu apontar as principais consequências da adoção de VAs, especialmente no que diz respeito à vida útil da infraestrutura rodoviária. Entre as características particulares da operação dos veículos autônomos, destaca-se a possibilidade deles se movimentarem em pelotão. Consequentemente, ao submeter o pavimento a ação de cargas repetidas, são esperadas implicações quanto às deformações permanentes e a formação de trincas. Logo, é de grande importância investigar e avaliar a extensão desses danos e como mitigá-los, a fim de otimizar a escolha de materiais para os projetos novos e de reforço, suprindo as necessidades da via.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectVeículos autônomospt_BR
dc.subjectInfraestrutura rodoviáriapt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectAutonomous vehiclespt_BR
dc.subjectRoad infrastructurept_BR
dc.subjectPavingpt_BR
dc.subjectHighwayspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleImpacto da adoção de veículos autônomos nos critérios de pavimentação de rodovias: uma revisão sistemática de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons