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Tipo: Dissertação
Título: O uso de tecnologias e ferramentas digitais na gestão da superintendência regional de ensino de Manhuaçu: diário escolar digital x monitoramento do serviço de inspeção escolar
Autor(es): Serri, Vitoria Maria Ferreira de Magalhães
Primeiro Orientador: Miranda, Denise Rangel
Membro da banca: Alves, Alesandra Maia Lima
Membro da banca: Pereira, Maria Leopoldina
Resumo: A dissertação desenvolvida no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora investiga o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na gestão da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Manhuaçu, com foco na implementação do Diário Escolar Digital (DED) e no monitoramento do Serviço de Inspeção Escolar (SIE). Fundamentado nas reflexões de Carleto (2009) sobre os desafios tecnológicos na educação, na concepção de interdisciplinaridade de Fazenda (2008) e na perspectiva de modernidade reflexiva de Giddens (2012), o estudo analisa como as TICs influenciam a eficiência administrativa e a qualidade educacional, além de evidenciar obstáculos como a precariedade da infraestrutura, a carência de formação continuada e as dificuldades de integração sistêmica. Adotando metodologia mista, com aplicação de questionários, entrevistas e análise documental, os resultados indicam que, embora o DED tenha potencial para otimizar registros e processos de gestão, sua efetividade depende da superação de barreiras técnicas e da construção de novas práticas profissionais. O monitoramento do SIE também carece de avanços na integração tecnológica e na comunicação institucional. Como resposta a esses desafios, propõe-se um Plano de Ação Educacional (PAE) que contempla o diagnóstico da infraestrutura tecnológica das escolas, programas de capacitação contínua e a criação de suporte técnico descentralizado. O estudo evidencia a necessidade de políticas públicas que promovam, de forma articulada e interdisciplinar, a formação de gestores e educadores para a cultura digital, consolidando uma gestão educacional orientada por dados, inovadora e socialmente comprometida.
Abstract: The dissertation developed in the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora investigates the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the management of the Regional Education Superintendence (SRE) of Manhuaçu, focusing on the implementation of the Digital School Diary (DED) and the monitoring of the School Inspection Service (SIE). Grounded in Carleto’s (2009) reflections on technological challenges in education, Fazenda’s (2008) conception of interdisciplinarity, and Giddens’ (2012) perspective on reflexive modernity, the study analyzes how ICTs influence administrative efficiency and educational quality, while highlighting obstacles such as poor infrastructure, lack of continuous professional development, and systemic integration difficulties. Using a mixed-methods approach, including structured questionnaires, interviews, and document analysis, the results show that although the DED has the potential to optimize record-keeping and management processes, its effectiveness depends on overcoming technical barriers and building new professional practices. Monitoring through the SIE also requires advances in technological integration and institutional communication. As a response, an Educational Action Plan (PAE) is proposed, including a diagnosis of school technological infrastructure, continuous professional development programs, and the creation of decentralized technical support. The study emphasizes the need for public policies that, in an articulated and interdisciplinary way, promote the training of managers and educators for the digital culture, consolidating an educational management that is data-driven, innovative, and socially committed.
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação
Superintendência regional de ensino
Diário escolar digital
Serviço de inspeção escolar
Gestão educacional
Information and communication technologies
Regional education superintendence
Digital school diary
School inspection service
Educational management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18884
Data do documento: 4-Abr-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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