https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18853
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
laylienekawanedesouzadias.pdf | PDF/A | 1.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O debate sobre diversidade sexual e de gênero no processo de formação profissional em serviço social |
Autor(es): | Dias, Layliene Kawane de Souza |
Primeiro Orientador: | Aquino, Isaura Gomes de Carvalho |
Membro da banca: | Guerra, Yolanda Aparecida Demetrio |
Membro da banca: | Oliveira, Robson de |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo central apresentar subsídios para a inserção do debate sobre diversidade sexual e de gênero no processo de formação profissional em Serviço Social. Inicialmente, parte-se da compreensão de que a questão social, objeto de trabalho de assistentes sociais, na particularidade brasileira é determinada pelas relações sociais de classe, raça e gênero (incluindo a sexualidade), ou seja, para apreensão da questão social no país, deve-se considerar para além do sistema capitalista, o patriarcado e racismo, visto que tais sistemas de dominação e exploração se imbricam em um “nó”, conformando o sistema patriarcal-racistacapitalista. Considerando a apreensão da realidade social enquanto totalidade, defende-se que a formação profissional em Serviço Social deve abordar em seu interior discussões a respeito das relações patriarcais de gênero e sexualidade. Destaca-se ainda, no âmbito do Serviço Social, o compromisso que as entidades representativas da categoria profissional assumiram com tais debates sobretudo a partir dos anos 2000 e questiona-se se o mesmo processo pode ser vislumbrado na formação profissional. Assim sendo, para além de pesquisa bibliográfica foi realizada pesquisa documental junto as diretrizes curriculares de 1996 da ABEPSS e aos Projetos Pedagógicos dos Cursos destacando as disciplinas que abordam as categorias “gênero”, “diversidade sexual” e “sexualidade” em seus títulos, ementas, objetivos e/ou referências bibliográficas. A pesquisa foi realizada com 11 instituições de ensino superior federais públicas que ofertam a graduação em Serviço Social de diferentes regiões do país, e demonstrou que o debate é abordado, em maior parte, através da apreensão das relações sociais, de gênero e patriarcado, seguido das discussões a respeito do direito, políticas públicas e sociais. A pesquisa também apontou que há uma presença de diferentes perspectivas teóricas nas referências bibliográficas referente a tais temáticas, entretanto, a dissertação demonstra a possibilidade de se abordar o debate de diversidade sexual e de gênero na formação profissional através da teoria social crítica marxista e reconhecendo a imbricação do sistema patriarcal-racista-capitalista na particularidade brasileira. |
Abstract: | The main objective of this dissertation is to present support for the inclusion of the debate on sexual and gender diversity in the process of professional training in Social Work. Initially, it is understood that the social issue, the object of work of social workers, in particular in Brazil, is determined by social relations of class, race and gender (including sexuality). In other words, in order to understand the social issue in the country, one must consider not only the capitalist system, but also patriarchy and racism, since such systems of domination and exploitation are intertwined in a “knot”, forming the patriarchal-racist-capitalist system. Considering the understanding of social reality as a whole, it is argued that professional training in Social Work should address discussions about patriarchal relations of gender and sexuality. Also noteworthy, within the scope of Social Work, is the commitment that the entities representing the professional category have assumed with such debates, especially since the 2000s, and it is questioned whether the same process can be glimpsed in professional training. Therefore, in addition to bibliographic research, documentary research was carried out on the 1996 ABEPSS curricular guidelines and the Pedagogical Projects of the Courses, highlighting the disciplines that address the categories “gender”, “sexual diversity” and “sexuality” in their titles, syllabuses, objectives and/or bibliographic references. The research was conducted with 11 public federal higher education institutions that offer undergraduate courses in Social Work from different regions of the country, and demonstrated that the debate is approached, in most part, through the apprehension of social relations, gender and patriarchy, followed by discussions about law, public and social policies. The research also indicated that there is a presence of different theoretical perspectives in the bibliographic references regarding such themes; however, the dissertation demonstrates the possibility of approaching the debate on sexual and gender diversity in professional training through Marxist critical social theory and recognizing the imbrication of the patriarchal-racist-capitalist system in the Brazilian particularity. |
Palavras-chave: | Diversidade sexual e de gênero Serviço social Formação profissional Sistema patriarcal-racista-capitalista Questão social Sexual and gender diversity Social service Professional training Patriarchalracist-capitalist system Social issue |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Serviço Social |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18853 |
Data do documento: | 17-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Serviço Social (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons