https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18827
File | Description | Size | Format | |
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Type: | Dissertação |
Title: | Análise da implementação do novo ensino médio em uma escola estadual de Minas Gerais |
Author: | Oliveira, Fabrício Santos Gonçalves de |
First Advisor: | Nicolella, Alexandre Chibebe |
Referee Member: | Souza, Elisabeth Gonçalves de |
Referee Member: | Araujo, Eduardo Santos |
Resumo: | Esta dissertação analisa os desafios da implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em uma escola da rede estadual de Divinópolis, Minas Gerais, sob a perspectiva da gestão pedagógica e dos docentes. Instituído pela Lei 13.415/2017, o NEM visa ao desenvolvimento integral do aluno, sua preparação para a cidadania e inserção no mundo do trabalho. No entanto, a pesquisa revelou fragilidades no processo de implementação que afetam a rotina escolar e o engajamento discente. Com abordagem qualitativa, a investigação utilizou estudo de caso, pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas com gestores e professores, além de questionários com alunos. Os principais desafios identificados incluem dificuldades no planejamento pedagógico, falta de formação continuada para lidar com os Itinerários Formativos e comunicação ineficaz sobre as mudanças propostas. Apesar de alguns alunos reconhecerem aspectos positivos do novo modelo, como crescimento pessoal e profissional, muitos relataram sentimentos de desmotivação e confusão. A pesquisa também evidenciou um descompasso entre o discurso do protagonismo juvenil e sua prática efetiva, muitas vezes exigido dos estudantes sem o devido acompanhamento. Destaca-se, ainda, o papel crucial da liderança escolar, especialmente de gestores comprometidos e alinhados ao projeto pedagógico, na superação de obstáculos e no fortalecimento do processo de implementação. Como resposta aos desafios, o Plano de Ação Educacional (PAE) propõe medidas organizadas em quatro eixos: Planejamento Pedagógico, Organização Curricular, Formação Continuada e Protagonismo Juvenil. A dissertação contribui, assim, para o debate sobre políticas públicas educacionais, reforçando que o sucesso do NEM depende de práticas colaborativas, gestão eficaz e ações pedagógicas alinhadas às necessidades dos estudantes e da sociedade contemporânea. |
Abstract: | This dissertation analyzes the challenges involved in implementing the New High School Curriculum (Novo Ensino Médio – NEM) in a public school in Divinópolis, Minas Gerais, from the perspective of pedagogical management and teaching staff. Established by Law 13.415/2017, the NEM aims to promote the comprehensive development of students, preparing them for citizenship and the labor market. However, the study reveals weaknesses in the implementation process that affect school routines and student engagement. Using a qualitative approach, the research employed a case study, bibliographic research, document analysis, interviews with school leaders and teachers, and questionnaires applied to students. Key challenges identified include difficulties in pedagogical planning, lack of ongoing training to manage the new Formative Itineraries, and ineffective communication regarding the proposed changes. While some students recognized positive aspects of the new model, such as personal and professional growth, many reported feelings of demotivation and confusion. The research also highlights a gap between the discourse of student protagonism and its actual implementation. Often, students are expected to make important decisions without adequate support or guidance. Furthermore, the study underscores the crucial role of school leadership—particularly committed and aligned administrators—in overcoming obstacles and strengthening the implementation process. In response to the identified challenges, the Educational Action Plan (PAE) proposes measures based on four key areas: Pedagogical Planning, Curriculum Organization, Continuing Education, and Student Protagonism. This dissertation contributes to the broader discussion on educational public policies, emphasizing that the success of the NEM depends on collaborative practices, effective management, and pedagogical actions aligned with the needs of students and contemporary society. |
Keywords: | NEM Reforma do ensino médio Políticas educacionais High school reform Educational policies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18827 |
Issue Date: | 7-Apr-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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