Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18792
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sarahelensouzaoliveira.pdfPDF/A1.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Entre performance e performatividade: linguagens do fazer performático de mulheres artistas latino-americanas
Author: Oliveira, Sarah Elen Souza
First Advisor: Marcato, Renata Cristina de Oliveira Maia Zago Mazzoni
Referee Member: Ramos, Maria Lúcia Bueno
Referee Member: Tavares, Paula Maria Guerra
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo o estudo das linguagens singulares que se estabelecem no fazer artístico da performance no território latino-americano, em particular das artistas mulheres que promovem discussões sobre gênero em suas ações. Entendendo o gênero a partir da ótica da performatividade — proposta fundamentada pela teórica Judith Butler —, ou seja, da linguagem, gestualidade e corporalidade, a pesquisa propõe pensar a performance artística, atrelada também ao corpo e suas movimentações, como potência de desordem das normas de gênero. Sob uma perspectiva territorialmente localizada, este trabalho se debruça em algumas perguntas principais: como a performance encontra em seus suportes uma forma de transgredir a performatividade de gênero? Pode-se observar uma performatividade de gênero única do território latino-americano? Olhando para a performance como instrumento de desordem da performatividade, como são encaradas as transgressões do "ser" mulher no contexto latino-americano? Para responder tais questões traçamos um percurso teórico-histórico sobre o “ser” mulher, o “ser” mulher latino-americana e as repercussões das discussões de gênero na performance artística, em especial na América Latina. Pautada nesse caminho e na análise das ações performáticas de artistas da performance, em especial Ana Mendieta, de Cuba, e Regina José Galindo, da Guatemala, procuramos encontrar as particularidades e dissidências das suas relações com o corpo, a arte e com seus territórios.
Abstract: The present dissertation aims to study the singular languages established in the artistic practice of performance in the Latin American territory, particularly by women artists who promote discussions on gender in their actions. Understanding gender from the perspective of performativity — a concept grounded in the theories of Judith Butler — that is, through language, gestures, and corporeality, the research proposes to think of artistic performance, also linked to the body and its movements, as a force of disorder against gender norms. From a territorially localized perspective, this work delves into some central questions: how does performance find in its mediums a way to transgress gender performativity? Can a unique gender performativity of the Latin American territory be observed? Viewing performance as an instrument of disorder against performativity, how are the transgressions of "being" a woman perceived in the Latin American context? To answer these questions, we outline a theoretical-historical path on "being" a woman and "being" a Latin American woman, as well as the repercussions of gender discussions in artistic performance, especially in Latin America. Based on this path and the analysis of performative actions by performance artists — particularly Ana Mendieta from Cuba and Regina José Galindo from Guatemala — we seek to identify the particularities and dissidences of their relationships with the body, art, and their territories.
Keywords: Performance
Performatividade
Gênero
América Latina
Performativity
Gender
Latin America
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: IAD – Instituto de Artes e Design
Program: Programa de Pós-graduação em Artes
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18792
Issue Date: 17-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons