Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18792
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sarahelensouzaoliveira.pdfPDF/A1.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcato, Renata Cristina de Oliveira Maia Zago Mazzoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Maria Lúcia Bueno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9373853760102806pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares, Paula Maria Guerra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9747905616898171pt_BR
dc.creatorOliveira, Sarah Elen Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-29T11:14:46Z-
dc.date.available2025-05-28-
dc.date.available2025-05-29T11:14:46Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18792-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to study the singular languages established in the artistic practice of performance in the Latin American territory, particularly by women artists who promote discussions on gender in their actions. Understanding gender from the perspective of performativity — a concept grounded in the theories of Judith Butler — that is, through language, gestures, and corporeality, the research proposes to think of artistic performance, also linked to the body and its movements, as a force of disorder against gender norms. From a territorially localized perspective, this work delves into some central questions: how does performance find in its mediums a way to transgress gender performativity? Can a unique gender performativity of the Latin American territory be observed? Viewing performance as an instrument of disorder against performativity, how are the transgressions of "being" a woman perceived in the Latin American context? To answer these questions, we outline a theoretical-historical path on "being" a woman and "being" a Latin American woman, as well as the repercussions of gender discussions in artistic performance, especially in Latin America. Based on this path and the analysis of performative actions by performance artists — particularly Ana Mendieta from Cuba and Regina José Galindo from Guatemala — we seek to identify the particularities and dissidences of their relationships with the body, art, and their territories.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo o estudo das linguagens singulares que se estabelecem no fazer artístico da performance no território latino-americano, em particular das artistas mulheres que promovem discussões sobre gênero em suas ações. Entendendo o gênero a partir da ótica da performatividade — proposta fundamentada pela teórica Judith Butler —, ou seja, da linguagem, gestualidade e corporalidade, a pesquisa propõe pensar a performance artística, atrelada também ao corpo e suas movimentações, como potência de desordem das normas de gênero. Sob uma perspectiva territorialmente localizada, este trabalho se debruça em algumas perguntas principais: como a performance encontra em seus suportes uma forma de transgredir a performatividade de gênero? Pode-se observar uma performatividade de gênero única do território latino-americano? Olhando para a performance como instrumento de desordem da performatividade, como são encaradas as transgressões do "ser" mulher no contexto latino-americano? Para responder tais questões traçamos um percurso teórico-histórico sobre o “ser” mulher, o “ser” mulher latino-americana e as repercussões das discussões de gênero na performance artística, em especial na América Latina. Pautada nesse caminho e na análise das ações performáticas de artistas da performance, em especial Ana Mendieta, de Cuba, e Regina José Galindo, da Guatemala, procuramos encontrar as particularidades e dissidências das suas relações com o corpo, a arte e com seus territórios.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectPerformatividadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectPerformativitypt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectLatin Americapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleEntre performance e performatividade: linguagens do fazer performático de mulheres artistas latino-americanaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons