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Type: Dissertação
Title: Construindo pontes: gestão de conflitos e violências nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola estadual de Juiz de Fora, MG
Author: Mariola, Carla Rosa Pavão
First Advisor: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Referee Member: Faria, Edna Silva
Referee Member: Aquino, Mahalia Gomes de Carvalho
Resumo: A violência escolar é uma preocupação global crescente, que representa um desafio complexo e multifacetado, exigindo uma abordagem integrada e coordenada para ser combatida. Este estudo de caso abordou a gestão da violência escolar em uma Escola Estadual de Juiz de Fora, com foco nos Anos Iniciais. Visamos compreender as dinâmicas que geraram conflitos nesse período do desenvolvimento e propomos estratégias de mediação e resolução para reduzir a violência. A questão de pesquisa foi: “Como a equipe da EECC/JF pode se organizar para intervir de maneira eficiente diante de casos conflituosos?” O objetivo geral foi analisar as situações que geraram violências e conflitos nesta Escola Estadual de Juiz de Fora, com a finalidade de propor formas de mediação de tais eventos para diminuí-los no cotidiano escolar. Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando como ferramentas metodológicas a pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, e dois grupos focais com as seguintes características: o primeiro com participantes da equipe gestora (diretor, vice-diretor e especialista) e o segundo com professores, funcionários e comunidade escolar. A organização do trabalho se deu da seguinte forma: as linhas gerais da introdução abordaram a temática da violência escolar na terceira infância desta Escola Estadual de Juiz de Fora. A violência escolar, os conflitos, a mediação de conflitos, bullying e cyberbullying, o papel da vítima e do agressor e o clima escolar foram temas discutidos nesse cenário. Buscando entender as causas da violência nos Anos Iniciais desta Escola Estadual de Juiz de Fora e propor soluções práticas de mediação para um ambiente escolar seguro e empático. Diante disso, propusemos um Plano de Ação Educacional (PAE) focado na criação de um protocolo de mediação de conflitos, visando melhorar a gestão de situações de violência escolar. A ferramenta utilizada para o desenvolvimento do PAE foi o Design Thinking (DT), que permitiu uma abordagem colaborativa e centrada no ser humano. O plano incluiu a formação continuada para docentes sobre estratégias de mediação, prevenção de bullying e cyberbullying, a implementação de rodas de conversa para sensibilização da comunidade escolar e a reorganização de espaços para promover a convivência pacífica. Além disso, sugerimos a ampliação de recursos pedagógicos e o fortalecimento de práticas de escuta ativa e empatia.
Abstract: School violence is a growing global concern, representing a complex and multifaceted challenge that requires an integrated and coordinated approach to be effectively addressed. This case study focused on the management of school violence in a public school in Juiz de Fora, Brazil, specifically within the Early Years of primary education. The aim was to understand the dynamics that generated conflicts during this developmental stage and to propose mediation and resolution strategies to reduce violence. The research question was: "How can the EECC/JF team organize itself to intervene effectively in conflict situations?" The general objective was to analyze the situations that led to violence and conflict in this school to propose mediation strategies to minimize such occurrences in everyday school life. A qualitative approach was adopted, using documentary research, bibliographic review, and two focus groups as methodological tools: the first with members of the management team (principal, viceprincipal, and pedagogical coordinator), and the second with teachers, staff, and members of the school community. The structure of the study is as follows: the introduction presents a general overview of school violence during the Early Years in this state school in Juiz de Fora. Topics discussed in this context include school violence, conflict, conflict mediation, bullying and cyberbullying, the roles of victims and aggressors, and school climate. The study seeks to understand the root causes of violence in the Early Years and propose practical mediation solutions for creating a safer and more empathetic school environment. Based on this, we proposed an Educational Action Plan (EAP) focused on creating a conflict mediation protocol to improve the management of school violence. The tool used to develop the EAP was Design Thinking (DT), which enabled a collaborative and human-centered approach. The plan included continuing education for teachers on mediation strategies, bullying and cyberbullying prevention, the implementation of dialogue circles to raise awareness within the school community, and the reorganization of school spaces to promote peaceful coexistence. Additionally, we suggested expanding pedagogical resources and strengthening practices of active listening and empathy.
Keywords: Violência escolar
Conflitos
Mediação
Clima escolar
Design thinking
School violence
Conflicts
Mediation
Early years
School climate
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18784
Issue Date: 18-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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