Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18784
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlarosapavaomariola.pdfPDF/A3.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6900507008311334pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Edna Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3036225069737025pt_BR
dc.contributor.referee2Aquino, Mahalia Gomes de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1716949253761324pt_BR
dc.creatorMariola, Carla Rosa Pavão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-27T13:09:08Z-
dc.date.available2025-05-26-
dc.date.available2025-05-27T13:09:08Z-
dc.date.issued2025-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18784-
dc.description.abstractSchool violence is a growing global concern, representing a complex and multifaceted challenge that requires an integrated and coordinated approach to be effectively addressed. This case study focused on the management of school violence in a public school in Juiz de Fora, Brazil, specifically within the Early Years of primary education. The aim was to understand the dynamics that generated conflicts during this developmental stage and to propose mediation and resolution strategies to reduce violence. The research question was: "How can the EECC/JF team organize itself to intervene effectively in conflict situations?" The general objective was to analyze the situations that led to violence and conflict in this school to propose mediation strategies to minimize such occurrences in everyday school life. A qualitative approach was adopted, using documentary research, bibliographic review, and two focus groups as methodological tools: the first with members of the management team (principal, viceprincipal, and pedagogical coordinator), and the second with teachers, staff, and members of the school community. The structure of the study is as follows: the introduction presents a general overview of school violence during the Early Years in this state school in Juiz de Fora. Topics discussed in this context include school violence, conflict, conflict mediation, bullying and cyberbullying, the roles of victims and aggressors, and school climate. The study seeks to understand the root causes of violence in the Early Years and propose practical mediation solutions for creating a safer and more empathetic school environment. Based on this, we proposed an Educational Action Plan (EAP) focused on creating a conflict mediation protocol to improve the management of school violence. The tool used to develop the EAP was Design Thinking (DT), which enabled a collaborative and human-centered approach. The plan included continuing education for teachers on mediation strategies, bullying and cyberbullying prevention, the implementation of dialogue circles to raise awareness within the school community, and the reorganization of school spaces to promote peaceful coexistence. Additionally, we suggested expanding pedagogical resources and strengthening practices of active listening and empathy.pt_BR
dc.description.resumoA violência escolar é uma preocupação global crescente, que representa um desafio complexo e multifacetado, exigindo uma abordagem integrada e coordenada para ser combatida. Este estudo de caso abordou a gestão da violência escolar em uma Escola Estadual de Juiz de Fora, com foco nos Anos Iniciais. Visamos compreender as dinâmicas que geraram conflitos nesse período do desenvolvimento e propomos estratégias de mediação e resolução para reduzir a violência. A questão de pesquisa foi: “Como a equipe da EECC/JF pode se organizar para intervir de maneira eficiente diante de casos conflituosos?” O objetivo geral foi analisar as situações que geraram violências e conflitos nesta Escola Estadual de Juiz de Fora, com a finalidade de propor formas de mediação de tais eventos para diminuí-los no cotidiano escolar. Adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando como ferramentas metodológicas a pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, e dois grupos focais com as seguintes características: o primeiro com participantes da equipe gestora (diretor, vice-diretor e especialista) e o segundo com professores, funcionários e comunidade escolar. A organização do trabalho se deu da seguinte forma: as linhas gerais da introdução abordaram a temática da violência escolar na terceira infância desta Escola Estadual de Juiz de Fora. A violência escolar, os conflitos, a mediação de conflitos, bullying e cyberbullying, o papel da vítima e do agressor e o clima escolar foram temas discutidos nesse cenário. Buscando entender as causas da violência nos Anos Iniciais desta Escola Estadual de Juiz de Fora e propor soluções práticas de mediação para um ambiente escolar seguro e empático. Diante disso, propusemos um Plano de Ação Educacional (PAE) focado na criação de um protocolo de mediação de conflitos, visando melhorar a gestão de situações de violência escolar. A ferramenta utilizada para o desenvolvimento do PAE foi o Design Thinking (DT), que permitiu uma abordagem colaborativa e centrada no ser humano. O plano incluiu a formação continuada para docentes sobre estratégias de mediação, prevenção de bullying e cyberbullying, a implementação de rodas de conversa para sensibilização da comunidade escolar e a reorganização de espaços para promover a convivência pacífica. Além disso, sugerimos a ampliação de recursos pedagógicos e o fortalecimento de práticas de escuta ativa e empatia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectConflitospt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectClima escolarpt_BR
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.subjectSchool violencept_BR
dc.subjectConflictspt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectSchool climatept_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConstruindo pontes: gestão de conflitos e violências nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola estadual de Juiz de Fora, MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons