Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18782
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
soniadiasoliveira.pdfPDF/A2.95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Apropriação de resultados das avaliações em larga escala: um caso de gestão em uma escola estadual mineira do Vale do Rio Doce
Autor(es): Oliveira, Sônia Dias
Primeiro Orientador: Afonso, Andréia Francisco
Membro da banca: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Membro da banca: Cunha, Renata Cristina da
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do CAEd/UFJF. A pesquisa abordou a gestão escolar e os obstáculos que dificultam a apropriação dos resultados das avaliações em larga escala pelos profissionais da escola para utilização pedagógica. A questão central foi: “Como a equipe gestora pode atuar para viabilizar a apropriação dos resultados das avaliações em larga escala pelos gestores e docentes na Escola Estadual José Gonçalves de Souza?”. O objetivo geral foi analisar os principais obstáculos à apropriação dos resultados na Escola Estadual José Gonçalves de Souza (EEJGS). Os objetivos específicos incluíram: descrever a apropriação dos resultados pelos docentes; analisar e compreender as principais dificuldades enfrentadas pela equipe gestora e pelos docentes; e propor ações para auxiliar na melhor utilização e apropriação dos resultados das avaliações para aprimorar as práticas de ensino e elevar o desempenho dos estudantes. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas com a equipe de gestão pedagógica e professores do Ensino Médio de Língua Portuguesa e Matemática. Autores como Machado e Alavarse (2014), Bauer, Alavarse e Oliveira (2015), Bonamino e Sousa (2012), Cerdeira (2018), Brooke e Rezende (2020) e Fontanive (2013) embasaram a discussão teórica. Os resultados evidenciaram a necessidade de incentivar o trabalho colaborativo e promover uma cultura de uso de dados. Foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE) propondo: mostrar a importância do trabalho colaborativo aos docentes; formação no uso de dados; monitoramento contínuo das ações e elucidar os estudantes e responsáveis sobre as avaliações em larga escala.
Abstract: This work was developed in the context of the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP), of CAEd/UFJF. The research addressed school management and the obstacles that hinder the appropriation of the results of large-scale evaluations by school professionals for pedagogical use. The central question was: "How can the management team act to promote the appropriation of large-scale assessment results by the school’s teachers?". The general objective was to analyze the main obstacles to the appropriation of results at the José Gonçalves de Souza State School (EEJGS). Specific objectives included: to describe the appropriation of the results by the teachers; analyze the difficulties faced by the management team and teachers; and propose actions to assist in the better use of the results of the evaluations to improve teaching practices and raise student performance. The research used a qualitative approach, with semi-structured interviews with the pedagogical management team and teachers of the Portuguese Language and Mathematics High School. Authors such as Machado and Alavarse (2014), Bauer, Alavarse and Oliveira (2015), Bonamino and Sousa (2012), Cerdeira (2018), Brooke and Rezende (2020) and Fontanive (2013) supported the theoretical discussion. The results highlighted the need to encourage collaborative work and promote a culture of data use. An Educational Action Plan (PAE) was prepared proposing: teachers' awareness of collaborative work; training in the use of data; continuous monitoring of actions and awareness of students and guardians about external evaluations.
Palavras-chave: Gestão escolar
Avaliação educacional
Apropriação de resultados
Plano de ação educacional
Trabalho colaborativo
School management
Educational evaluation
Appropriation of results
Educational action plan
Collaborative work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18782
Data do documento: 24-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons