https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1875
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
anacarolinaalmeidadamasceno.pdf | 682.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Violência nas escolas: a ordem do dia para os mass media |
Autor(es): | Damasceno, Ana Carolina Almeida |
Primeiro Orientador: | Fraga, Paulo César Fontes |
Membro da banca: | Leal, Paulo Roberto Figueira |
Membro da banca: | Magalhães, Raul Francisco |
Membro da banca: | Noronha, Ceci Vilar |
Resumo: | Essa dissertação desenvolve uma reflexão sobre como a questão da violência escolar passou a integrar os mass media na última década. Sobre o prisma da perspectiva do agendasetting, a qual propõe que para que um determinado tema adquira visibilidade midiática e passe a compor o discurso jornalístico, é fundamental que ele passe por um processo produtivo -newsmaking- sendo transformado em um assunto de discussão pública; a análise realizada busca compreender como a violência escolar é apresentada pela media on-line. Nesse sentido o presente trabalho realizou uma pesquisa de caráter tanto qualitativo como quantitativo, na qual buscou compreender a violência escolar apresentada nas matérias diárias de dois grandes jornais, de circulação nacional, O DIA on-line e O GLOBO on-line. Entendendo o fenômeno da violência como sendo um processo histórico social que deve ser contextualizado devido seu caráter multifacetado, o presente trabalho traz ainda uma análise de como ela vem sendo apresentada pela media. Verifica-se, a partir da análise das reportagens, como a questão do bullying passou a compor a agenda midiática, não só como um problema do contexto escolar, mas também como um tema relacionado à judicialização das relações sociais. |
Abstract: | This paper develops a reflection on how the issue of school violence became part of the media in the last decade. About the prism of the agenda-setting perspective, which proposes that for a given topic and go get media visibility composing journalistic discourse, it is essential to go through a production process-newsmaking-being transformed into a subject of public discussion , the analysis seeks to understand how school violence is presented by online media. In this sense the present study conducted a survey of both qualitative and quantitative character, which sought to understand school violence in the matters presented two major daily newspapers of national circulation, online O DIA and O GLOBO online. Understanding the phenomenon of violence as a social historical process that must be contextualized because of its multifaceted character, this paper also carries an analysis of how it is being presented by the media. It appears, from the analysis of the reports, as the issue of bullying came to compose the agenda media, not only as a problem of the school context, but also as a theme related to the judicialization of social relations. |
Palavras-chave: | Agenda-Setting Violência na escola Newsmaking Mass media Bullying Agenda-Setting School violence Newsmaking Mass media Bullying |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1875 |
Data do documento: | 8-Nov-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.