Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1875
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anacarolinaalmeidadamasceno.pdf682.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fraga, Paulo César Fontes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720573J3pt_BR
dc.contributor.referee1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Raul Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798456Y4pt_BR
dc.contributor.referee3Noronha, Ceci Vilar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788200E8pt_BR
dc.creatorDamasceno, Ana Carolina Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482969Y6pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T15:29:04Z-
dc.date.available2016-06-22-
dc.date.available2016-07-13T15:29:04Z-
dc.date.issued2012-11-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1875-
dc.description.abstractThis paper develops a reflection on how the issue of school violence became part of the media in the last decade. About the prism of the agenda-setting perspective, which proposes that for a given topic and go get media visibility composing journalistic discourse, it is essential to go through a production process-newsmaking-being transformed into a subject of public discussion , the analysis seeks to understand how school violence is presented by online media. In this sense the present study conducted a survey of both qualitative and quantitative character, which sought to understand school violence in the matters presented two major daily newspapers of national circulation, online O DIA and O GLOBO online. Understanding the phenomenon of violence as a social historical process that must be contextualized because of its multifaceted character, this paper also carries an analysis of how it is being presented by the media. It appears, from the analysis of the reports, as the issue of bullying came to compose the agenda media, not only as a problem of the school context, but also as a theme related to the judicialization of social relations.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação desenvolve uma reflexão sobre como a questão da violência escolar passou a integrar os mass media na última década. Sobre o prisma da perspectiva do agendasetting, a qual propõe que para que um determinado tema adquira visibilidade midiática e passe a compor o discurso jornalístico, é fundamental que ele passe por um processo produtivo -newsmaking- sendo transformado em um assunto de discussão pública; a análise realizada busca compreender como a violência escolar é apresentada pela media on-line. Nesse sentido o presente trabalho realizou uma pesquisa de caráter tanto qualitativo como quantitativo, na qual buscou compreender a violência escolar apresentada nas matérias diárias de dois grandes jornais, de circulação nacional, O DIA on-line e O GLOBO on-line. Entendendo o fenômeno da violência como sendo um processo histórico social que deve ser contextualizado devido seu caráter multifacetado, o presente trabalho traz ainda uma análise de como ela vem sendo apresentada pela media. Verifica-se, a partir da análise das reportagens, como a questão do bullying passou a compor a agenda midiática, não só como um problema do contexto escolar, mas também como um tema relacionado à judicialização das relações sociais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgenda-Settingpt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.subjectNewsmakingpt_BR
dc.subjectMass mediapt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectAgenda-Settingpt_BR
dc.subjectSchool violencept_BR
dc.subjectNewsmakingpt_BR
dc.subjectMass mediapt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleViolência nas escolas: a ordem do dia para os mass mediapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.