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Tipo: Dissertação
Título: Análise e apropriação dos resultados das avaliações de matemática do PROEB: o estudo de caso no período de 2013 a 2023 da Escola Estadual Madre Carmelita em Belo Horizonte - Minas Gerais
Autor(es): Silvério, Elton Martins Pimenta
Primeiro Orientador: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Membro da banca: Neubert, Luiz Flávio
Membro da banca: Aguiar, Glauco Silva
Resumo: O presente texto foi desenvolvido no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisa os resultados obtidos pelos estudantes do 3.º ano de ensino médio da Escola Estadual Madre Carmelita, localizada na cidade de Belo Horizonte/MG. Os resultados são referentes às avaliações de Matemática do PROEB, parte do programa de avaliações somativas do SIMAVE. Além disso, verifica como o corpo pedagógico da escola se apropria dos resultados dessas avaliações para o desenvolvimento do trabalho executado na escola. Os objetivos específicos do trabalho foram descrever o cenário de valorização das políticas de avaliação e como a escola se insere nele, analisar os resultados da escola nas avaliações externas formativas e somativas, tendo foco nas avaliações do SIMAVE, mais especificamente nos resultados das avaliações de Matemática do PROEB, e como a escola se posiciona em relação a esses. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados como referencial teórico, as obras de Lück (2009), Sousa (2010), Machado (2016), Machado e Alavarse (2014), entre outros. Utilizamos como ferramentas de coleta de dados questionários aplicados nos professores de Matemática e entrevistas semiestruturadas com os professores de Matemática, especialistas de educação básica e com a diretora da escola, a fim de se entender como ocorre o processo de apropriação dos resultados pelos profissionais da escola. Por meio das respostas obtidas, verificou-se que existem lacunas nesse processo, como falta de comunicação entre os profissionais da escola e a não divulgação dos resultados à comunidade escolar. Dessa forma, foi apresentado um Plano de Ação Educacional que propôs desde reuniões bimestrais com o corpo docente e equipes gestoras, com o foco na apropriação dos resultados e proposição de intervenções pedagógicas, além da convocação de assembleias anuais com a participação da comunidade escolar, para a divulgação dos resultados dos estudantes nas avaliações e das ações da escola em função desses resultados.
Abstract: The present text was developed in the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education, part of the Professional Postgraduate Program (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case analyzes the results obtained by the 3rd-year high school students at Madre Carmelita State School, located in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. The results refer to the mathematics assessments of PROEB, part of the summative evaluation program of SIMAVE. Additionally, it examines how the school's pedagogical staff utilizes the results of these assessments to develop the work carried out at the school. The specific objectives of the study were to describe the scenario of valuing assessment policies and how the school fits into it, to analyze the school's results in formative and summative external assessments, focusing on SIMAVE assessments, particularly the results of PROEB Mathematics assessments, and to understand how the school positions itself in relation to these results. For the development of the study, the theoretical framework included works by Lück (2009), Sousa (2010), Machado (2016), Machado and Alavarse (2014), among others. Data collection tools included questionnaires administered to mathematics teachers and semi-structured interviews with Mathematics teachers, basic education specialists, and the school principal, in order to understand how the process of result appropriation by school professionals occurs. Through the responses obtained, it was found that there are gaps in this process, such as a lack of communication among school professionals and the non-disclosure of results to the school community. Thus, an Educational Action Plan was proposed, including bimonthly meetings with the teaching staff and management teams, focusing on the appropriation of results and the proposal of pedagogical interventions, as well as the convening of annual assemblies with the participation of the school community to disseminate student assessment results and the school's actions based on these results.
Palavras-chave: Apropriação de resultados
Avaliação externa
Gestão escolar
Matemática
PROEB
Appropriation of results
Educational planning
External evaluation
Mathematic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18742
Data do documento: 24-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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