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dc.contributor.advisor1Kistemann Júnior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.contributor.referee1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675395434849769pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, Glauco Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8015988367814929pt_BR
dc.creatorSilvério, Elton Martins Pimenta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T10:56:04Z-
dc.date.available2025-05-19-
dc.date.available2025-05-20T10:56:04Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18742-
dc.description.abstractThe present text was developed in the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education, part of the Professional Postgraduate Program (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case analyzes the results obtained by the 3rd-year high school students at Madre Carmelita State School, located in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais. The results refer to the mathematics assessments of PROEB, part of the summative evaluation program of SIMAVE. Additionally, it examines how the school's pedagogical staff utilizes the results of these assessments to develop the work carried out at the school. The specific objectives of the study were to describe the scenario of valuing assessment policies and how the school fits into it, to analyze the school's results in formative and summative external assessments, focusing on SIMAVE assessments, particularly the results of PROEB Mathematics assessments, and to understand how the school positions itself in relation to these results. For the development of the study, the theoretical framework included works by Lück (2009), Sousa (2010), Machado (2016), Machado and Alavarse (2014), among others. Data collection tools included questionnaires administered to mathematics teachers and semi-structured interviews with Mathematics teachers, basic education specialists, and the school principal, in order to understand how the process of result appropriation by school professionals occurs. Through the responses obtained, it was found that there are gaps in this process, such as a lack of communication among school professionals and the non-disclosure of results to the school community. Thus, an Educational Action Plan was proposed, including bimonthly meetings with the teaching staff and management teams, focusing on the appropriation of results and the proposal of pedagogical interventions, as well as the convening of annual assemblies with the participation of the school community to disseminate student assessment results and the school's actions based on these results.pt_BR
dc.description.resumoO presente texto foi desenvolvido no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisa os resultados obtidos pelos estudantes do 3.º ano de ensino médio da Escola Estadual Madre Carmelita, localizada na cidade de Belo Horizonte/MG. Os resultados são referentes às avaliações de Matemática do PROEB, parte do programa de avaliações somativas do SIMAVE. Além disso, verifica como o corpo pedagógico da escola se apropria dos resultados dessas avaliações para o desenvolvimento do trabalho executado na escola. Os objetivos específicos do trabalho foram descrever o cenário de valorização das políticas de avaliação e como a escola se insere nele, analisar os resultados da escola nas avaliações externas formativas e somativas, tendo foco nas avaliações do SIMAVE, mais especificamente nos resultados das avaliações de Matemática do PROEB, e como a escola se posiciona em relação a esses. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados como referencial teórico, as obras de Lück (2009), Sousa (2010), Machado (2016), Machado e Alavarse (2014), entre outros. Utilizamos como ferramentas de coleta de dados questionários aplicados nos professores de Matemática e entrevistas semiestruturadas com os professores de Matemática, especialistas de educação básica e com a diretora da escola, a fim de se entender como ocorre o processo de apropriação dos resultados pelos profissionais da escola. Por meio das respostas obtidas, verificou-se que existem lacunas nesse processo, como falta de comunicação entre os profissionais da escola e a não divulgação dos resultados à comunidade escolar. Dessa forma, foi apresentado um Plano de Ação Educacional que propôs desde reuniões bimestrais com o corpo docente e equipes gestoras, com o foco na apropriação dos resultados e proposição de intervenções pedagógicas, além da convocação de assembleias anuais com a participação da comunidade escolar, para a divulgação dos resultados dos estudantes nas avaliações e das ações da escola em função desses resultados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectApropriação de resultadospt_BR
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPROEBpt_BR
dc.subjectAppropriation of resultspt_BR
dc.subjectEducational planningpt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectMathematicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise e apropriação dos resultados das avaliações de matemática do PROEB: o estudo de caso no período de 2013 a 2023 da Escola Estadual Madre Carmelita em Belo Horizonte - Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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