Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18612
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gustavohenriquedaschagasmoura.pdfPDF/A1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Teoria da mente em adultos: um estudo exploratório da compreensão de enunciados irônicos em adultos privados de liberdade
Autor(es): Moura, Gustavo Henrique das Chagas
Primeiro Orientador: Marcilese, Mercedes
Membro da banca: Costa, Marília Uchoa Cavalcanti Lott de Moraes
Membro da banca: Leite, Jan Edson Rodrigues
Resumo: A Teoria da Mente (ToM) constitui uma capacidade cognitiva fundamental associada à atribuição e representação de estados mentais próprios e alheios. Tem sido caracterizada tanto como um módulo especializado no processamento de determinados tipos de informações (FODOR, 1983b) quanto como um mecanismo resultante da cognição social, do qual dependem outras funções mentais (TOMASELLO, 2003). O desenvolvimento dessa capacidade inicia-se na infância, e estudos indicam que seu funcionamento pode ser influenciado por experiências subjetivas vividas ao longo da vida adulta (APPERLY et al., 2011; MARTINS; BARRETO; CASTIAJO, 2014; TOLEDO; RODRIGUES, 2017). Nesse contexto, diferentes condições de socialização podem impactar a forma como os indivíduos compreendem intenções, atitudes e significados implícitos em situações comunicativas. Este estudo investiga a relação entre ToM e a compreensão de enunciados não-literais — especialmente ironia — em adultos privados de liberdade. A hipótese central considera que o ambiente prisional, como contexto social específico, pode afetar habilidades interpretativas que dependem da representação de estados mentais. Foi conduzido um estudo experimental com aplicação de tarefas linguísticas envolvendo críticas e elogios irônicos (DEWS; WINNER, 1995; NONATO, 2020). O corpus de dados foi coletado por meio de três instrumentos: (i) um questionário sociodemográfico; (ii) a Escala Multidimensional do Sentido de Humor (MSHS), traduzida para o português europeu (JOSÉ; PARREIRA, 2008) e adaptada; e (iii) o protocolo de avaliação de enunciados irônicos baseado no instrumento Strange Stories (HAPPÉ, 1994; O'HARE et al., 2009), também adaptado à população-alvo. A amostra foi composta por 11 adultos em regime fechado e 40 participantes em liberdade, organizados por nível de escolaridade. As respostas no instrumento (iii) foram classificadas como "alvo" ou "não-alvo", com base em critérios previamente estabelecidos de precisão interpretativa. Os resultados indicam diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, com desempenho superior dos participantes em liberdade. Observou-se maior número de respostas-alvo em enunciados críticos (literais e irônicos) em comparação a elogios, sendo os elogios irônicos os que apresentaram menor número de respostas-alvo em todos os grupos. Esses achados reforçam a hipótese de que fatores sociais e contextuais influenciam a operação da ToM na vida adulta e apontam para possíveis impactos do encarceramento na compreensão de conteúdos linguísticos não-literais, além de serem compatíveis com pesquisas previamente desenvolvidas por meio de metodologia online (NONATO, 2020).
Abstract: Theory of Mind (ToM) is a cognitive capacity related to the representation and attribution of one’s own and others’ mental states. It may be understood either as a specialized module for processing specific types of information (FODOR, 1983b) or as a mechanism emerging from social cognition, on which other mental functions depend (TOMASELLO, 2003). This capacity begins to develop in early childhood, and studies suggest that its functioning may be influenced by subjective experiences throughout adulthood (APPERLY et al., 2011; MARTINS; BARRETO; CASTIAJO, 2014; TOLEDO; RODRIGUES, 2017). Within this framework, different socialization conditions may affect how individuals interpret intentions, attitudes, and implicit meanings in communicative situations. This study investigates the relationship between ToM and the comprehension of nonliteral utterances — especially irony — in incarcerated adults. The central hypothesis posits that the prison environment, as a specific social context, may impact interpretive abilities that rely on mental state attribution. To explore this, an experimental study was conducted using linguistic tasks involving ironic praise and ironic criticism (DEWS; WINNER, 1995; NONATO, 2020). Data were collected through three instruments: (i) a sociodemographic questionnaire; (ii) the Multidimensional Sense of Humor Scale (MSHS), translated into European Portuguese (JOSÉ; PARREIRA, 2008) and adapted for this study; and (iii) the Strange Stories protocol (HAPPÉ, 1994; O'HARE et al., 2009), also adapted for the target population. The sample included 11 adults serving sentences in closed-regime incarceration and 40 non-incarcerated participants, grouped by educational level. Responses for instrument (iii) were classified as “target” or “non-target” according to previously established interpretive accuracy criteria. Results revealed statistically significant differences between groups, with higher performance among non-incarcerated participants. A greater number of target responses were observed for critical utterances (both literal and ironic) compared to praise, with ironic praise yielding the lowest number of target responses across all groups. These findings support the hypothesis that social and contextual factors influence ToM functioning in adulthood and suggest possible effects of incarceration on the comprehension of nonliteral linguistic content. Moreover, the results are consistent with previous studies employing online methods (NONATO, 2020).
Palavras-chave: Teoria da mente
Ironia
Compreensão linguística
Privação da liberdade
Theory of mind
Irony
Linguistic comprehension
Deprivation of liberty
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18612
Data do documento: 11-Fev-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons