Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18612
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gustavohenriquedaschagasmoura.pdfPDF/A1.46 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcilese, Mercedes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7145076276435359pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Marília Uchoa Cavalcanti Lott de Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7510072310697141pt_BR
dc.contributor.referee2Leite, Jan Edson Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6349030710525621pt_BR
dc.creatorMoura, Gustavo Henrique das Chagas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-13T11:41:19Z-
dc.date.available2025-05-13-
dc.date.available2025-05-13T11:41:19Z-
dc.date.issued2025-02-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18612-
dc.description.abstractTheory of Mind (ToM) is a cognitive capacity related to the representation and attribution of one’s own and others’ mental states. It may be understood either as a specialized module for processing specific types of information (FODOR, 1983b) or as a mechanism emerging from social cognition, on which other mental functions depend (TOMASELLO, 2003). This capacity begins to develop in early childhood, and studies suggest that its functioning may be influenced by subjective experiences throughout adulthood (APPERLY et al., 2011; MARTINS; BARRETO; CASTIAJO, 2014; TOLEDO; RODRIGUES, 2017). Within this framework, different socialization conditions may affect how individuals interpret intentions, attitudes, and implicit meanings in communicative situations. This study investigates the relationship between ToM and the comprehension of nonliteral utterances — especially irony — in incarcerated adults. The central hypothesis posits that the prison environment, as a specific social context, may impact interpretive abilities that rely on mental state attribution. To explore this, an experimental study was conducted using linguistic tasks involving ironic praise and ironic criticism (DEWS; WINNER, 1995; NONATO, 2020). Data were collected through three instruments: (i) a sociodemographic questionnaire; (ii) the Multidimensional Sense of Humor Scale (MSHS), translated into European Portuguese (JOSÉ; PARREIRA, 2008) and adapted for this study; and (iii) the Strange Stories protocol (HAPPÉ, 1994; O'HARE et al., 2009), also adapted for the target population. The sample included 11 adults serving sentences in closed-regime incarceration and 40 non-incarcerated participants, grouped by educational level. Responses for instrument (iii) were classified as “target” or “non-target” according to previously established interpretive accuracy criteria. Results revealed statistically significant differences between groups, with higher performance among non-incarcerated participants. A greater number of target responses were observed for critical utterances (both literal and ironic) compared to praise, with ironic praise yielding the lowest number of target responses across all groups. These findings support the hypothesis that social and contextual factors influence ToM functioning in adulthood and suggest possible effects of incarceration on the comprehension of nonliteral linguistic content. Moreover, the results are consistent with previous studies employing online methods (NONATO, 2020).pt_BR
dc.description.resumoA Teoria da Mente (ToM) constitui uma capacidade cognitiva fundamental associada à atribuição e representação de estados mentais próprios e alheios. Tem sido caracterizada tanto como um módulo especializado no processamento de determinados tipos de informações (FODOR, 1983b) quanto como um mecanismo resultante da cognição social, do qual dependem outras funções mentais (TOMASELLO, 2003). O desenvolvimento dessa capacidade inicia-se na infância, e estudos indicam que seu funcionamento pode ser influenciado por experiências subjetivas vividas ao longo da vida adulta (APPERLY et al., 2011; MARTINS; BARRETO; CASTIAJO, 2014; TOLEDO; RODRIGUES, 2017). Nesse contexto, diferentes condições de socialização podem impactar a forma como os indivíduos compreendem intenções, atitudes e significados implícitos em situações comunicativas. Este estudo investiga a relação entre ToM e a compreensão de enunciados não-literais — especialmente ironia — em adultos privados de liberdade. A hipótese central considera que o ambiente prisional, como contexto social específico, pode afetar habilidades interpretativas que dependem da representação de estados mentais. Foi conduzido um estudo experimental com aplicação de tarefas linguísticas envolvendo críticas e elogios irônicos (DEWS; WINNER, 1995; NONATO, 2020). O corpus de dados foi coletado por meio de três instrumentos: (i) um questionário sociodemográfico; (ii) a Escala Multidimensional do Sentido de Humor (MSHS), traduzida para o português europeu (JOSÉ; PARREIRA, 2008) e adaptada; e (iii) o protocolo de avaliação de enunciados irônicos baseado no instrumento Strange Stories (HAPPÉ, 1994; O'HARE et al., 2009), também adaptado à população-alvo. A amostra foi composta por 11 adultos em regime fechado e 40 participantes em liberdade, organizados por nível de escolaridade. As respostas no instrumento (iii) foram classificadas como "alvo" ou "não-alvo", com base em critérios previamente estabelecidos de precisão interpretativa. Os resultados indicam diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, com desempenho superior dos participantes em liberdade. Observou-se maior número de respostas-alvo em enunciados críticos (literais e irônicos) em comparação a elogios, sendo os elogios irônicos os que apresentaram menor número de respostas-alvo em todos os grupos. Esses achados reforçam a hipótese de que fatores sociais e contextuais influenciam a operação da ToM na vida adulta e apontam para possíveis impactos do encarceramento na compreensão de conteúdos linguísticos não-literais, além de serem compatíveis com pesquisas previamente desenvolvidas por meio de metodologia online (NONATO, 2020).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria da mentept_BR
dc.subjectIroniapt_BR
dc.subjectCompreensão linguísticapt_BR
dc.subjectPrivação da liberdadept_BR
dc.subjectTheory of mindpt_BR
dc.subjectIronypt_BR
dc.subjectLinguistic comprehensionpt_BR
dc.subjectDeprivation of libertypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleTeoria da mente em adultos: um estudo exploratório da compreensão de enunciados irônicos em adultos privados de liberdadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons