https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18577
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alisondasilvamarques.pdf | 231.31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A EJA tem cor? Um estudo sobre a identidade étnico-racial em pesquisas sobre a educação de jovens e adultos (2020 - 2023) |
Autor(es): | Marques, Alison da Silva |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Julvan Moreira de |
Membro da banca: | Volpe, Geruza Cristina Meirelles |
Resumo: | O presente estudo visa mapear e analisar a presença da identidade negra na Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de refletir e expor as identidades dos sujeitos negros invisibilizados pertencentes a esta modalidade nos campos de pesquisa e produções acadêmicas. A metodologia utilizada foi a abordagem bibliográfica de caráter exploratório-descritivo, com recorte nas teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas em Programas de Pós-graduação em Educação entre os anos de 2020 e 2023, que analisaram a temática. Inicialmente se explorou as principais palavraschave comuns. Em seguida, visando aprofundar o referencial teórico, analisou-se as principais obras e/ou autores presentes em todas as teses e dissertações estudadas, quais sejam: Arroyo (2015), Freire (1996), Gomes (2012) e Di Pierro & Sérgio Haddad (2021). A pesquisa aponta a importância da temática étnico-racial na EJA, reconhecendo sua contribuição na discussão para o aumento da escolaridade entre jovens e adultos pertencentes à população negra. |
Abstract: | Este estudio tiene como objetivo mapear y analizar la presencia de la identidad negra en la Educación de Jóvenes y Adultos, con el objetivo de reflexionar y exponer las identidades de sujetos negros invisibilizados pertenecientes a esta modalidad en los campos de investigación y producción académica. La metodología utilizada fue un abordaje bibliográfico de carácter exploratoriodescriptivo, con foco en tesis de doctorado y disertaciones de maestría defendidas en Programas de Posgrado en Educación entre 2020 y 2023, que analizaron la temática. Inicialmente se exploraron las principales palabras clave comunes. Luego, con el objetivo de profundizar el marco teórico, se analizaron las principales obras y/o autores presentes en todas las tesis y disertaciones estudiadas, a saber: Arroyo (2015), Freire (1996), Gomes (2012) y Di Pierro & Sérgio Haddad (2021). La investigación destaca la importancia de la temática étnico-racial en la EJA, reconociendo su contribución a la discusión para el aumento de la escolarización de jóvenes y adultos pertenecientes a la población negra. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Sujeitos de direitos Identidade negra Educación de jóvenes y adultos sujetos de derecho Relaciones étnico-raciales |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18577 |
Data do documento: | 10-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons