Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18577
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alisondasilvamarques.pdf231.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A EJA tem cor? Um estudo sobre a identidade étnico-racial em pesquisas sobre a educação de jovens e adultos (2020 - 2023)
Autor(es): Marques, Alison da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Julvan Moreira de
Membro da banca: Volpe, Geruza Cristina Meirelles
Resumo: O presente estudo visa mapear e analisar a presença da identidade negra na Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de refletir e expor as identidades dos sujeitos negros invisibilizados pertencentes a esta modalidade nos campos de pesquisa e produções acadêmicas. A metodologia utilizada foi a abordagem bibliográfica de caráter exploratório-descritivo, com recorte nas teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas em Programas de Pós-graduação em Educação entre os anos de 2020 e 2023, que analisaram a temática. Inicialmente se explorou as principais palavraschave comuns. Em seguida, visando aprofundar o referencial teórico, analisou-se as principais obras e/ou autores presentes em todas as teses e dissertações estudadas, quais sejam: Arroyo (2015), Freire (1996), Gomes (2012) e Di Pierro & Sérgio Haddad (2021). A pesquisa aponta a importância da temática étnico-racial na EJA, reconhecendo sua contribuição na discussão para o aumento da escolaridade entre jovens e adultos pertencentes à população negra.
Abstract: Este estudio tiene como objetivo mapear y analizar la presencia de la identidad negra en la Educación de Jóvenes y Adultos, con el objetivo de reflexionar y exponer las identidades de sujetos negros invisibilizados pertenecientes a esta modalidad en los campos de investigación y producción académica. La metodología utilizada fue un abordaje bibliográfico de carácter exploratoriodescriptivo, con foco en tesis de doctorado y disertaciones de maestría defendidas en Programas de Posgrado en Educación entre 2020 y 2023, que analizaron la temática. Inicialmente se exploraron las principales palabras clave comunes. Luego, con el objetivo de profundizar el marco teórico, se analizaron las principales obras y/o autores presentes en todas las tesis y disertaciones estudiadas, a saber: Arroyo (2015), Freire (1996), Gomes (2012) y Di Pierro & Sérgio Haddad (2021). La investigación destaca la importancia de la temática étnico-racial en la EJA, reconociendo su contribución a la discusión para el aumento de la escolarización de jóvenes y adultos pertenecientes a la población negra.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Sujeitos de direitos
Identidade negra
Educación de jóvenes y adultos
sujetos de derecho
Relaciones étnico-raciales
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18577
Data do documento: 10-Abr-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons