Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18577
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alisondasilvamarques.pdf231.31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Julvan Moreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0381026342612680pt_BR
dc.contributor.referee1Volpe, Geruza Cristina Meirelles-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5478898364768757pt_BR
dc.creatorMarques, Alison da Silva-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-07T15:46:53Z-
dc.date.available2025-04-10-
dc.date.available2025-05-07T15:46:53Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18577-
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo mapear y analizar la presencia de la identidad negra en la Educación de Jóvenes y Adultos, con el objetivo de reflexionar y exponer las identidades de sujetos negros invisibilizados pertenecientes a esta modalidad en los campos de investigación y producción académica. La metodología utilizada fue un abordaje bibliográfico de carácter exploratoriodescriptivo, con foco en tesis de doctorado y disertaciones de maestría defendidas en Programas de Posgrado en Educación entre 2020 y 2023, que analizaron la temática. Inicialmente se exploraron las principales palabras clave comunes. Luego, con el objetivo de profundizar el marco teórico, se analizaron las principales obras y/o autores presentes en todas las tesis y disertaciones estudiadas, a saber: Arroyo (2015), Freire (1996), Gomes (2012) y Di Pierro & Sérgio Haddad (2021). La investigación destaca la importancia de la temática étnico-racial en la EJA, reconociendo su contribución a la discusión para el aumento de la escolarización de jóvenes y adultos pertenecientes a la población negra.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo visa mapear e analisar a presença da identidade negra na Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de refletir e expor as identidades dos sujeitos negros invisibilizados pertencentes a esta modalidade nos campos de pesquisa e produções acadêmicas. A metodologia utilizada foi a abordagem bibliográfica de caráter exploratório-descritivo, com recorte nas teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas em Programas de Pós-graduação em Educação entre os anos de 2020 e 2023, que analisaram a temática. Inicialmente se explorou as principais palavraschave comuns. Em seguida, visando aprofundar o referencial teórico, analisou-se as principais obras e/ou autores presentes em todas as teses e dissertações estudadas, quais sejam: Arroyo (2015), Freire (1996), Gomes (2012) e Di Pierro & Sérgio Haddad (2021). A pesquisa aponta a importância da temática étnico-racial na EJA, reconhecendo sua contribuição na discussão para o aumento da escolaridade entre jovens e adultos pertencentes à população negra.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSujeitos de direitospt_BR
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectEducación de jóvenes y adultospt_BR
dc.subjectsujetos de derechopt_BR
dc.subjectRelaciones étnico-racialespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA EJA tem cor? Um estudo sobre a identidade étnico-racial em pesquisas sobre a educação de jovens e adultos (2020 - 2023)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons