https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18577
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alisondasilvamarques.pdf | 231.31 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Julvan Moreira de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0381026342612680 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Volpe, Geruza Cristina Meirelles | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5478898364768757 | pt_BR |
dc.creator | Marques, Alison da Silva | - |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T15:46:53Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10 | - |
dc.date.available | 2025-05-07T15:46:53Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18577 | - |
dc.description.abstract | Este estudio tiene como objetivo mapear y analizar la presencia de la identidad negra en la Educación de Jóvenes y Adultos, con el objetivo de reflexionar y exponer las identidades de sujetos negros invisibilizados pertenecientes a esta modalidad en los campos de investigación y producción académica. La metodología utilizada fue un abordaje bibliográfico de carácter exploratoriodescriptivo, con foco en tesis de doctorado y disertaciones de maestría defendidas en Programas de Posgrado en Educación entre 2020 y 2023, que analizaron la temática. Inicialmente se exploraron las principales palabras clave comunes. Luego, con el objetivo de profundizar el marco teórico, se analizaron las principales obras y/o autores presentes en todas las tesis y disertaciones estudiadas, a saber: Arroyo (2015), Freire (1996), Gomes (2012) y Di Pierro & Sérgio Haddad (2021). La investigación destaca la importancia de la temática étnico-racial en la EJA, reconociendo su contribución a la discusión para el aumento de la escolarización de jóvenes y adultos pertenecientes a la población negra. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo visa mapear e analisar a presença da identidade negra na Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de refletir e expor as identidades dos sujeitos negros invisibilizados pertencentes a esta modalidade nos campos de pesquisa e produções acadêmicas. A metodologia utilizada foi a abordagem bibliográfica de caráter exploratório-descritivo, com recorte nas teses de doutorado e dissertações de mestrado defendidas em Programas de Pós-graduação em Educação entre os anos de 2020 e 2023, que analisaram a temática. Inicialmente se explorou as principais palavraschave comuns. Em seguida, visando aprofundar o referencial teórico, analisou-se as principais obras e/ou autores presentes em todas as teses e dissertações estudadas, quais sejam: Arroyo (2015), Freire (1996), Gomes (2012) e Di Pierro & Sérgio Haddad (2021). A pesquisa aponta a importância da temática étnico-racial na EJA, reconhecendo sua contribuição na discussão para o aumento da escolaridade entre jovens e adultos pertencentes à população negra. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Sujeitos de direitos | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
dc.subject | Educación de jóvenes y adultos | pt_BR |
dc.subject | sujetos de derecho | pt_BR |
dc.subject | Relaciones étnico-raciales | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | A EJA tem cor? Um estudo sobre a identidade étnico-racial em pesquisas sobre a educação de jovens e adultos (2020 - 2023) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License