Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18554
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
verônicacoelhoferigatto.pdf222.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A temática dos povos indígenas no livro didático de história
Autor(es): Ferigatto, Verônica Coelho
Primeiro Orientador: Alvim, Yara Cristina
Membro da banca: Santiago, Mylene Cristina
Resumo: O livro didático é hoje o principal instrumento utilizado em sala de aula no ensino e no auxílio aos professores. Para grande parte de estudantes e professores, ele atua como ratificador de conhecimento contribuindo para a formação da imagem sobre o outro. Sendo assim, é importante que se tenha uma reflexão acerca dos conteúdos inseridos nos livros didáticos de História e como os mesmos estão contribuindo para a formação de sujeitos críticos. Na presente pesquisa, buscamos investigar como os conteúdos históricos estão inseridos no livro didático, uma vez que esse aspecto é de grande relevância para se compreender a formação dos diferentes sujeitos em nossa sociedade. Para a realização desse objetivo teremos como fonte de estudo e análise o livro “História” das autoras Maria Eduarda Noronha e Maria Luiza Soares da coleção Sucesso Sistema de Ensino, voltado para o 5º ano do Ensino Fundamental, cuja temática de investigação será o capítulo do exemplar intitulado “Os povos indígenas: primeiros habitantes do Brasil”, nele será analisado como os indígenas são retratados e como o conteúdo se adequa ao contexto da criança.
Abstract: The textbook is today the main instrument used in the classroom in teaching and helping teachers. For most students and teachers, it acts, ratifying knowledge, contributing to the formation of the image of the other. Therefore, it is important to reflect on the contents included in history books and how they are contributing to the formation of critical subjects. In the present research, we seek to investigate how the historical contents are inserted in the textbook, since this aspect is of great relevance to understand the formation of different subjects in our society. To achieve this objective, we will have as a source of study and analysis the book "História" by the authors Maria Eduarda Noronha and Maria Luiza Soares from the collection Sucesso Sistema de Ensino, aimed at the 5th year of Elementary School, whose research theme will be the chapter of the copy entitled “Indigenous peoples: first inhabitants of Brazil”, it will analyze how indigenous people are portrayed and how the content adapts to the child's context.
Palavras-chave: Livro didático
Ensino fundamental
Povos indígenas
Ensino de história
Textbook teaching
Elementary education
Indigenous people
Teaching
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18554
Data do documento: 10-Mar-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons