Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18554
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
verônicacoelhoferigatto.pdf222.62 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alvim, Yara Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0175769753186807pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803555578064293pt_BR
dc.creatorFerigatto, Verônica Coelho-
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-06T15:41:03Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-05-06T15:41:03Z-
dc.date.issued2025-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18554-
dc.description.abstractThe textbook is today the main instrument used in the classroom in teaching and helping teachers. For most students and teachers, it acts, ratifying knowledge, contributing to the formation of the image of the other. Therefore, it is important to reflect on the contents included in history books and how they are contributing to the formation of critical subjects. In the present research, we seek to investigate how the historical contents are inserted in the textbook, since this aspect is of great relevance to understand the formation of different subjects in our society. To achieve this objective, we will have as a source of study and analysis the book "História" by the authors Maria Eduarda Noronha and Maria Luiza Soares from the collection Sucesso Sistema de Ensino, aimed at the 5th year of Elementary School, whose research theme will be the chapter of the copy entitled “Indigenous peoples: first inhabitants of Brazil”, it will analyze how indigenous people are portrayed and how the content adapts to the child's context.pt_BR
dc.description.resumoO livro didático é hoje o principal instrumento utilizado em sala de aula no ensino e no auxílio aos professores. Para grande parte de estudantes e professores, ele atua como ratificador de conhecimento contribuindo para a formação da imagem sobre o outro. Sendo assim, é importante que se tenha uma reflexão acerca dos conteúdos inseridos nos livros didáticos de História e como os mesmos estão contribuindo para a formação de sujeitos críticos. Na presente pesquisa, buscamos investigar como os conteúdos históricos estão inseridos no livro didático, uma vez que esse aspecto é de grande relevância para se compreender a formação dos diferentes sujeitos em nossa sociedade. Para a realização desse objetivo teremos como fonte de estudo e análise o livro “História” das autoras Maria Eduarda Noronha e Maria Luiza Soares da coleção Sucesso Sistema de Ensino, voltado para o 5º ano do Ensino Fundamental, cuja temática de investigação será o capítulo do exemplar intitulado “Os povos indígenas: primeiros habitantes do Brasil”, nele será analisado como os indígenas são retratados e como o conteúdo se adequa ao contexto da criança.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectTextbook teachingpt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectIndigenous peoplept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA temática dos povos indígenas no livro didático de históriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia presencial - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons