https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18502
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
sebastiaolucasdasilvaegidio.pdf | 1.59 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Conhecimento e uso da inteligência artificial por alunos de graduação em Bacharelado em Educação Física |
Author: | Egídio, Sebastião Lucas da Silva |
First Advisor: | Deresz, Luís Fernando |
Referee Member: | Silva, Cristiano Diniz da |
Referee Member: | Gualberto, Pedro Ian Barbalho |
Resumo: | Objetivo: Investigar o nível de conhecimento e o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) para fins acadêmicos e para prescrição/monitoramento de exercícios físicos entre graduandos do curso de Bacharelado em Educação Física da UFJF-GV. Métodos: Estudo transversal, com amostra por conveniência, composto por alunos ativos no curso em novembro de 2024. Foram coletadas variáveis sociodemográficas e informações sobre conhecimento e uso de ferramentas de IA para fins acadêmicos e para prescrição/monitoramento de exercícios físicos. As perguntas foram estruturadas em escala Likert, com três opções de resposta: “Sim”, “Parcialmente” e “Não”. O nível de conhecimento/uso foi classificado como baixo (0–49%), intermediário (50–79%) ou alto (≥80%). Resultados: Participaram do estudo 35 graduandos (18 do sexo feminino, 51,4%). O nível de conhecimento/uso das ferramentas de IA para fins acadêmicos foi intermediário em 48,6% dos participantes (n=17), sendo ChatGPT, Google Tradutor e Canva as ferramentas mais utilizadas (87,5%). Para prescrição/monitoramento de exercícios, apenas 8,6% dos alunos relataram familiaridade com IA, sendo considerado um nível baixo de uso. As ferramentas mais mencionadas para esse fim foram Strava (57,1%) e Polar Flow (37,7%). A maioria dos participantes (71,4%) acredita que a IA não substituirá o profissional de Educação Física, mas 62,9% reconhecem seu potencial para melhorar a eficiência da prática profissional. Conclusão: Os resultados indicam que graduandos em Educação Física utilizam ferramentas de IA predominantemente para fins acadêmicos, enquanto o uso para prescrição/monitoramento de exercícios ainda é incipiente. Esses achados evidenciam uma lacuna na formação desses profissionais em relação à aplicação da IA, um tema emergente que tende a impactar significativamente a prática na área nos próximos anos. |
Abstract: | Objective: To investigate the level of knowledge and use of artificial intelligence (AI) tools for academic purposes and for exercise prescription/monitoring among undergraduate students in the Bachelor of Physical Education at UFJF-GV. Methods: This was a cross-sectional study with a convenience sample of students actively enrolled in the University from November 2024. Sociodemographic variables and information regarding knowledge and use of AI tools for academic purposes and exercise prescription/monitoring were collected. Questions were structured using a Likert scale with three response options: 'yes', 'partly' and 'no'. Levels of knowledge/use were categorized as low (0-49%), medium (50-79%), or high (≥80%). Results: The study included 35 participants (18 women, 51.4%). The level of knowledge/use of AI tools for academic purposes was classified as intermediate in 48.6% of participants (n=17), with ChatGPT, Google Translate and Canva being the most used tools (87.5%). For exercise prescription/monitoring, only 8.6% of students reported familiarity with AI, indicating a low level of use. The most used tools for this purpose were Strava (57.1%) and Polar Flow (37.7%). Most participants (71.4%) believed that AI would not replace sports professionals, but 62.9% recognized its potential to improve professional efficiency. Conclusion: The results indicate that students of Physical Education use AI tools primarily for academic purposes, while their use for exercise prescription/monitoring remains limited. These findings highlight a gap in professional education regarding AI applications, a rapidly emerging topic that is expected to have a significant impact on the field in the coming years |
Keywords: | Ferramentas IA Educação Física Treinamento Estudantes Physical Education Training Students |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Institution Initials: | UFJF/GV |
Department: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18502 |
Issue Date: | 11-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Educação Física - Campus GV |
This item is licensed under a Creative Commons License