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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização das práticas ESG para fins de legitimação organizacional
Autor(es): Nascimento, Debora Dutra do
Primeiro Orientador: Santos, Gilmar José dos
Membro da banca: Mendes, Tatiana Dornelas de Oliveira
Membro da banca: Vasconcelos, Alessandra Rattes del
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como as empresas utilizam as práticas de ESG para fins de legitimação organizacional frente à sociedade. A adoção dessas medidas pelas empresas vem como uma resposta à crescente demanda da sociedade e dos stakeholders por ações mais sustentáveis. No entanto, muitas empresas acabam deixando essas medidas apenas no papel, perdendo, assim, sua efetividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa baseada na análise das propostas ESG apresentadas nos relatórios de sustentabilidade de vinte empresas de segmentos diferentes, a fim de compreender como elas utilizam essas práticas para obter legitimidade junto à sociedade. Os resultados obtidos demonstraram que existe um alto grau de congruência entre as ações adotadas pelas empresas e o segmento no qual elas atuam, que essas práticas tem um forte direcionamento para o púbico externo e assumem temáticas que gozam de grande simpatia pela sociedade, evidenciando a ideia de que as empresas podem utilizar o ESG para ações sustentáveis de fato, mas também como uma ferramenta para se promover diante da sociedade
Abstract: This study aims to analyze how companies use ESG practices to legitimize their organizations in society. The adoption of these measures by companies is a response to the growing demand from society and stakeholders for more sustainable actions. However, many companies end up leaving these measures only on paper, thus losing their effectiveness. To this end, a qualitative study was conducted based on the analysis of the ESG proposals presented in the sustainability reports of twenty companies from different segments, in order to understand how they use these practices to obtain legitimacy in society. The results obtained demonstrated that there is a high degree of congruence between the actions adopted by companies and the segment in which they operate, that these practices are strongly targeted at the external public and address themes that are highly popular in society, highlighting the idea that companies can use ESG for truly sustainable actions, but also as a tool to promote themselves in society.
Palavras-chave: Legitimidade organizacional
ESG
Sustentabilidade
Organizational legitimacy
Sustainability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18384
Data do documento: 26-Fev-2025
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