Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18384
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deboradutradonascimento .pdfPDF/A698.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Santos, Gilmar José dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1202770345848362pt_BR
dc.contributor.referee1Mendes, Tatiana Dornelas de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5855816642809805pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Alessandra Rattes del-
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorNascimento, Debora Dutra do-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-25T14:45:20Z-
dc.date.available2025-03-25-
dc.date.available2025-03-25T14:45:20Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18384-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how companies use ESG practices to legitimize their organizations in society. The adoption of these measures by companies is a response to the growing demand from society and stakeholders for more sustainable actions. However, many companies end up leaving these measures only on paper, thus losing their effectiveness. To this end, a qualitative study was conducted based on the analysis of the ESG proposals presented in the sustainability reports of twenty companies from different segments, in order to understand how they use these practices to obtain legitimacy in society. The results obtained demonstrated that there is a high degree of congruence between the actions adopted by companies and the segment in which they operate, that these practices are strongly targeted at the external public and address themes that are highly popular in society, highlighting the idea that companies can use ESG for truly sustainable actions, but also as a tool to promote themselves in society.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar como as empresas utilizam as práticas de ESG para fins de legitimação organizacional frente à sociedade. A adoção dessas medidas pelas empresas vem como uma resposta à crescente demanda da sociedade e dos stakeholders por ações mais sustentáveis. No entanto, muitas empresas acabam deixando essas medidas apenas no papel, perdendo, assim, sua efetividade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa baseada na análise das propostas ESG apresentadas nos relatórios de sustentabilidade de vinte empresas de segmentos diferentes, a fim de compreender como elas utilizam essas práticas para obter legitimidade junto à sociedade. Os resultados obtidos demonstraram que existe um alto grau de congruência entre as ações adotadas pelas empresas e o segmento no qual elas atuam, que essas práticas tem um forte direcionamento para o púbico externo e assumem temáticas que gozam de grande simpatia pela sociedade, evidenciando a ideia de que as empresas podem utilizar o ESG para ações sustentáveis de fato, mas também como uma ferramenta para se promover diante da sociedadept_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLegitimidade organizacionalpt_BR
dc.subjectESGpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectOrganizational legitimacypt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleUtilização das práticas ESG para fins de legitimação organizacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus JF - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons