Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18357
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquelvianelosell.pdfPDF/A1.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A atuação da gestão escolar no processo de implementação da reforma do ensino médio: análise em escola de município mineiro de pequeno porte
Author: Sell, Raquel Vianelo
First Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Referee Member: Silva, Cássio José de Oliveira
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar a implementação da reforma do ensino médio, consubstanciada na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, em uma escola da rede estadual de ensino de Minas Gerais, e, simultaneamente, a atuação da gestão escolar nesse processo. Nesse contexto, levantou-se a relevância de analisar como uma política educacional chega a uma escola, única a ofertar essa etapa de escolarização em um município de pequeno porte, distante da sede da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e com informações que são, muitas vezes, intermediadas pela Superintendência Regional de Ensino (SRE), realidade compartilhada por muitas outras escolas brasileiras. Trata-se de um estudo de caso, orientado por uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual foram utilizadas técnicas de recolha de dados a partir da pesquisa bibliográfica, da análise documental e da realização de entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais que compõem a gestão da escola investigada. Para fundamentar a discussão acerca da reforma e da sua ligação com outras políticas educacionais, utilizaram-se, entre outros autores, os estudos de Kuenzer (2000), Moll (2017), Silva e Sheiber (2017), Frigotto e colaboradores (1993, 2016, 2017, 2018), Saviani (1999, 1996, 2013), Apple e Beane (1998) e Libâneo (2015). Para a reflexão sobre gestão escolar e os aspectos fundamentais que envolvem sua prática, Lück (1996, 2009, 2012, 2014), Paro (2010), Libâneo (2001, 2012), entre outros autores, foram utilizados como aportes. Com o desenvolvimento da investigação, os dados revelaram, sobretudo a partir das falas dos gestores, que a implementação do Novo Ensino Médio na escola se deu buscando amenizar os efeitos advindos com a política, mesmo diante do contexto em que ela chegou à instituição, permeada por dúvidas e incertezas. Logo, ficou claro que a política aconteceu em meio a um conturbado momento de retorno das aulas presenciais - pós-pandemia da covid-19 -, o que também dificultou a efetivação da implementação do Novo Ensino Médio. Além disso, as informações e as formações sobre a política, pela percepção dos profissionais, parecem ter ocorrido de forma incipiente e superficial, não atendendo às exigências que a reforma demandava.
Abstract: This study aims to investigate the implementation of the high school reform, substantiated by Law No. 13,415 of February 16, 2017, in a state public school in Minas Gerais, Brazil, as well as the role of school management in this process. In this context, the relevance of analyzing how an educational policy reaches a school—being the only one offering this level of education in a small municipality far from the headquarters of the State Department of Education (SEE) and often receiving information mediated by the Regional Education Superintendency (SRE)—was raised, reflecting the reality of many other Brazilian schools. This case study is guided by a qualitative research approach, employing data collection techniques such as bibliographic research, document analysis, and semi-structured interviews with four professionals from the management team of the investigated school. To underpin the discussion about the reform and its connection to other educational policies, studies by authors such as Kuenzer (2000), Moll (2017), Silva and Sheiber (2017), Frigotto and collaborators (1993, 2016, 2017, 2018), Saviani (1999, 1996, 2013), Apple and Beane (1998), and Libâneo (2015) were used. For reflections on school management and the fundamental aspects of its practice, works by Lück (1996, 2009, 2012, 2014), Paro (2010), and Libâneo (2001, 2012), among others, were referenced. As the investigation progressed, the data revealed—particularly through the statements of school administrators—that the implementation of the New High School curriculum in the institution was primarily aimed at mitigating the effects brought about by the policy. This occurred despite the context in which it was introduced, marked by doubts and uncertainties. It became clear that the policy was implemented during a turbulent period, coinciding with the return to in-person classes after the COVID-19 pandemic, which further hindered the effective execution of the New High School model. Furthermore, from the perspective of professionals, the dissemination of information and the training sessions regarding the policy appeared to be insufficient and superficial, failing to meet the demands required for the successful implementation of the reform.
Keywords: Gestão escolar
Implementação
Política pública educacional
Política pública educacional
School management
New high school
Implementation
Educational public policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18357
Issue Date: 27-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons