Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18357
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raquelvianelosell.pdfPDF/A1.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Cássio José de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorSell, Raquel Vianelo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-21T15:43:32Z-
dc.date.available2025-03-21-
dc.date.available2025-03-21T15:43:32Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18357-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the implementation of the high school reform, substantiated by Law No. 13,415 of February 16, 2017, in a state public school in Minas Gerais, Brazil, as well as the role of school management in this process. In this context, the relevance of analyzing how an educational policy reaches a school—being the only one offering this level of education in a small municipality far from the headquarters of the State Department of Education (SEE) and often receiving information mediated by the Regional Education Superintendency (SRE)—was raised, reflecting the reality of many other Brazilian schools. This case study is guided by a qualitative research approach, employing data collection techniques such as bibliographic research, document analysis, and semi-structured interviews with four professionals from the management team of the investigated school. To underpin the discussion about the reform and its connection to other educational policies, studies by authors such as Kuenzer (2000), Moll (2017), Silva and Sheiber (2017), Frigotto and collaborators (1993, 2016, 2017, 2018), Saviani (1999, 1996, 2013), Apple and Beane (1998), and Libâneo (2015) were used. For reflections on school management and the fundamental aspects of its practice, works by Lück (1996, 2009, 2012, 2014), Paro (2010), and Libâneo (2001, 2012), among others, were referenced. As the investigation progressed, the data revealed—particularly through the statements of school administrators—that the implementation of the New High School curriculum in the institution was primarily aimed at mitigating the effects brought about by the policy. This occurred despite the context in which it was introduced, marked by doubts and uncertainties. It became clear that the policy was implemented during a turbulent period, coinciding with the return to in-person classes after the COVID-19 pandemic, which further hindered the effective execution of the New High School model. Furthermore, from the perspective of professionals, the dissemination of information and the training sessions regarding the policy appeared to be insufficient and superficial, failing to meet the demands required for the successful implementation of the reform.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo investigar a implementação da reforma do ensino médio, consubstanciada na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, em uma escola da rede estadual de ensino de Minas Gerais, e, simultaneamente, a atuação da gestão escolar nesse processo. Nesse contexto, levantou-se a relevância de analisar como uma política educacional chega a uma escola, única a ofertar essa etapa de escolarização em um município de pequeno porte, distante da sede da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e com informações que são, muitas vezes, intermediadas pela Superintendência Regional de Ensino (SRE), realidade compartilhada por muitas outras escolas brasileiras. Trata-se de um estudo de caso, orientado por uma pesquisa de abordagem qualitativa na qual foram utilizadas técnicas de recolha de dados a partir da pesquisa bibliográfica, da análise documental e da realização de entrevistas semiestruturadas com quatro profissionais que compõem a gestão da escola investigada. Para fundamentar a discussão acerca da reforma e da sua ligação com outras políticas educacionais, utilizaram-se, entre outros autores, os estudos de Kuenzer (2000), Moll (2017), Silva e Sheiber (2017), Frigotto e colaboradores (1993, 2016, 2017, 2018), Saviani (1999, 1996, 2013), Apple e Beane (1998) e Libâneo (2015). Para a reflexão sobre gestão escolar e os aspectos fundamentais que envolvem sua prática, Lück (1996, 2009, 2012, 2014), Paro (2010), Libâneo (2001, 2012), entre outros autores, foram utilizados como aportes. Com o desenvolvimento da investigação, os dados revelaram, sobretudo a partir das falas dos gestores, que a implementação do Novo Ensino Médio na escola se deu buscando amenizar os efeitos advindos com a política, mesmo diante do contexto em que ela chegou à instituição, permeada por dúvidas e incertezas. Logo, ficou claro que a política aconteceu em meio a um conturbado momento de retorno das aulas presenciais - pós-pandemia da covid-19 -, o que também dificultou a efetivação da implementação do Novo Ensino Médio. Além disso, as informações e as formações sobre a política, pela percepção dos profissionais, parecem ter ocorrido de forma incipiente e superficial, não atendendo às exigências que a reforma demandava.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectPolítica pública educacionalpt_BR
dc.subjectPolítica pública educacionalpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectNew high schoolpt_BR
dc.subjectImplementationpt_BR
dc.subjectEducational public policypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA atuação da gestão escolar no processo de implementação da reforma do ensino médio: análise em escola de município mineiro de pequeno portept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons