Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18330
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
vitormoreiraesilva.pdfPDF/A600.85 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título :  A área de sombra na cultura organizacional de uma empresa Júnior
Autor(es): Silva, Vitor Moreira e
Orientador: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Miembros Examinadores: Guedes, Isabelle Carla Marques
Miembros Examinadores: Monteiro, Lilian Alfaia
Resumo: Todas as organizações possuem uma cultura própria, que define o que é desejável em termos de comportamento dos seus membros e, por contraste, alerta sobre o que deve ser evitado. Os gestores procuram gerenciar a cultura, de modo que ela seja moldada de acordo com os valores e necessidades da organização. Nem tudo, porém, pode ser controlado pelos dirigentes. Os funcionários costumam adotar determinados comportamentos contrários ao que está instituído por seus superiores hierárquicos, formando, assim, o que é conhecido como a área de sombra da cultura. A pesquisa aqui apresentada teve como objetivo identificar até que ponto os valores propagados na cultura organizacional da empresa Elementar Jr. Consultoria são percebidos por seus membros atuais e egressos como realmente vivenciados ou constituintes das chamadas áreas de sombra. Procurou-se, então, verificar se na empresa há área de sombra e até que ponto os comportamentos esperados na empresa enfocada têm sido, de fato, colocados em prática. Adotando uma abordagem qualitativa, que privilegia a subjetividade dos participantes, foi realizada uma pesquisa de campo com a aplicação de formulários em membros e egressos da empresa estudada. Foi possível concluir que há pontos de sombra. Os pontos mais prevalentes são os valores “agir sem permissão” e “foco no impacto”.
Resumen : Every organization has their own culture, which defines what is desirable in terms of behavior among its members and, in contrast, warns about what should be avoided. Managers seek to manage the culture so that it is shaped according to the values and needs of the organization. However, not everything can be controlled by managers. Employees tend to adopt certain behaviors that are contrary to what is established by their hierarchical superiors, thus forming what is known as the shadow area of the culture. The research presented here aimed to identify to what extent the values propagated in the organizational culture of the company Elementar Jr. Consultancy is perceived by its current and former members as actually experienced or constituting the so-called shadow areas. The aim was to verify whether there is a shadow area in the company and to what extent the behaviors expected in the company in question have in fact been put into practice. Adopting a qualitative approach, which prioritizes the subjectivity of the participants, a field survey was conducted by applying forms to members and former employees of the company studied. It was possible to conclude that there are shadow points. The most prevalent points are the values “act without permission” and “focus on impact”.
Palabras clave : Cultura organizacional
Área de sombra
Empresa júnior
Organisational culture
Shadow area
Junior company
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18330
Fecha de publicación : 12-mar-2025
Aparece en las colecciones: Administração - Campus JF - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons