Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18306
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
samaragabrielaayreslopes.pdfPDF/A725.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Usabilidade e segurança: entre a confiança e a insegurança nos aplicativos bancários
Autor(es): Lopes, Samara Gabriela Ayres
Orientador: Carvalho, Nádia
Miembros Examinadores: Lage, Mariana Luísa da Costa
Miembros Examinadores: Paula Neto, Alcielis de
Resumo: Nos últimos anos, o mercado financeiro passou por uma grande transformação com a ascensão dos bancos digitais, intensificada pela pandemia da COVID-19, que impulsionou o uso de serviços bancários digitais. A usabilidade e a experiência do usuário tornaram-se fatores determinantes para a aceitação dos aplicativos bancários, exigindo investimentos em tecnologia e segurança para garantir a satisfação dos clientes. No entanto, apesar do crescimento digital dos bancos, preocupações com segurança e riscos percebidos ainda impactam a adoção e continuidade do uso desses aplicativos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é analisar a percepção do usuário acerca da usabilidade e segurança em aplicativos bancários. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa, optou-se pela entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados, entrevistando-se treze moradores da cidade de Ipatinga - MG que fazem o uso de tais aplicativos. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a percepção da usabilidade e segurança dos aplicativos bancários varia conforme a experiência do usuário, sendo positiva quando os elementos de operacionalidade e interação dos aplicativos desencadeiam sentimentos positivos de confiança e segurança nos usuários, e negativa quando os elementos geram sentimentos negativos de desconfiança e insegurança. Além disso, os participantes sugeriram melhorias, como maior autonomia para resolver problemas pelo app, melhor visualização de extratos e reforço em métodos de segurança. Por conseguinte, a pesquisa contribui tanto para a academia quanto para instituições financeiras e usuários, ao fornecer ideias que podem aprimorar a experiência do cliente, fortalecer a fidelização e ampliar a base de clientes dos bancos digitais.
Resumen : In recent years, the financial market has undergone a significant transformation with the rise of digital banks, a shift further intensified by the COVID-19 pandemic, which boosted the use of digital banking services. Usability and user experience have become key factors in the acceptance of mobile banking, requiring investments in technology and security to ensure customer satisfaction. However, despite the digital growth of banks, concerns about security and perceived risks still impact the adoption and continued use of these applications. Thus, the objective of this study is to analyze users' perceptions regarding the usability and security of mobile banking. To conduct this qualitative research, a semi-structured interview was chosen as the data collection technique, involving thirteen residents of Ipatinga - MG who use such applications. For data analysis, content analysis technique was applied. The results showed that the perception of usability and security in mobile banking varies according to user experience, being positive when the elements of operationality and interaction trigger positive feelings of trust and security in users and negative when these elements generate feelings of distrust and insecurity. Additionally, participants suggested improvements such as greater autonomy to solve problems through the app, better visualization of account statements, and enhanced security methods. Therefore, this research contributes to both academia and financial institutions and users by providing insights that can enhance customer experience, strengthen loyalty, and expand the client base of digital banks.
Palabras clave : Usabilidade
Segurança
Aplicativos bancários
Experiência do usuário
Usability
Security
Mobile banking
User experience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18306
Fecha de publicación : 11-mar-2025
Aparece en las colecciones: Administração - Campus GV



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons