Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18306
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
samaragabrielaayreslopes.pdfPDF/A725.94 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carvalho, Nádia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3763348815313797pt_BR
dc.contributor.referee1Lage, Mariana Luísa da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1840728922760990pt_BR
dc.contributor.referee2Paula Neto, Alcielis de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1460390686142107pt_BR
dc.creatorLopes, Samara Gabriela Ayres-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T14:15:25Z-
dc.date.available2025-03-18-
dc.date.available2025-03-18T14:15:25Z-
dc.date.issued2025-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18306-
dc.description.abstractIn recent years, the financial market has undergone a significant transformation with the rise of digital banks, a shift further intensified by the COVID-19 pandemic, which boosted the use of digital banking services. Usability and user experience have become key factors in the acceptance of mobile banking, requiring investments in technology and security to ensure customer satisfaction. However, despite the digital growth of banks, concerns about security and perceived risks still impact the adoption and continued use of these applications. Thus, the objective of this study is to analyze users' perceptions regarding the usability and security of mobile banking. To conduct this qualitative research, a semi-structured interview was chosen as the data collection technique, involving thirteen residents of Ipatinga - MG who use such applications. For data analysis, content analysis technique was applied. The results showed that the perception of usability and security in mobile banking varies according to user experience, being positive when the elements of operationality and interaction trigger positive feelings of trust and security in users and negative when these elements generate feelings of distrust and insecurity. Additionally, participants suggested improvements such as greater autonomy to solve problems through the app, better visualization of account statements, and enhanced security methods. Therefore, this research contributes to both academia and financial institutions and users by providing insights that can enhance customer experience, strengthen loyalty, and expand the client base of digital banks.pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, o mercado financeiro passou por uma grande transformação com a ascensão dos bancos digitais, intensificada pela pandemia da COVID-19, que impulsionou o uso de serviços bancários digitais. A usabilidade e a experiência do usuário tornaram-se fatores determinantes para a aceitação dos aplicativos bancários, exigindo investimentos em tecnologia e segurança para garantir a satisfação dos clientes. No entanto, apesar do crescimento digital dos bancos, preocupações com segurança e riscos percebidos ainda impactam a adoção e continuidade do uso desses aplicativos. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é analisar a percepção do usuário acerca da usabilidade e segurança em aplicativos bancários. Assim, para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa, optou-se pela entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados, entrevistando-se treze moradores da cidade de Ipatinga - MG que fazem o uso de tais aplicativos. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a percepção da usabilidade e segurança dos aplicativos bancários varia conforme a experiência do usuário, sendo positiva quando os elementos de operacionalidade e interação dos aplicativos desencadeiam sentimentos positivos de confiança e segurança nos usuários, e negativa quando os elementos geram sentimentos negativos de desconfiança e insegurança. Além disso, os participantes sugeriram melhorias, como maior autonomia para resolver problemas pelo app, melhor visualização de extratos e reforço em métodos de segurança. Por conseguinte, a pesquisa contribui tanto para a academia quanto para instituições financeiras e usuários, ao fornecer ideias que podem aprimorar a experiência do cliente, fortalecer a fidelização e ampliar a base de clientes dos bancos digitais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.subjectAplicativos bancáriospt_BR
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectSecuritypt_BR
dc.subjectMobile bankingpt_BR
dc.subjectUser experiencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleUsabilidade e segurança: entre a confiança e a insegurança nos aplicativos bancáriospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons