Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18301
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deboravieiramattosmonteiro.pdfPDF/A460.81 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Azevedo, Eder Marques de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5610220882728670pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Nara Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8812103642032286pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Jamir Calili-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4394272754394986pt_BR
dc.creatorMonteiro, Débora Vieira Mattos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1022634402677226pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-18T11:41:53Z-
dc.date.available2025-03-18-
dc.date.available2025-03-18T11:41:53Z-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18301-
dc.description.abstractThis essay aims to analyze whether the revision of the 6 x 1 scale, as a constitutional model of working hours, is a viable solution for dealing with the deficit of effectiveness of the right to leisure, in order to protect the worker conditions to the fulfillment of the existential minimum. In response, it was considered as a hypothesis that in view of the indivisibility of fundamental rights, the curtailing of the right to rest and leisure by exhausting legal journey compromises their physical and mental health, in order to violate their vital floor. Thus, PEC 8/2025, by proposing the replacement of the current working day model, expanding the weekly rest to three days every four worked, is raised as an alternative to its repair. Investigate, therefore, the feasibility of this proposal for the consolidation of new public policies and whether it is sufficient to repair the deficit of leisure right, as social law, becomes a herculean task, but necessary to this essay. Therefore, the foucauldian analysis on the effects of the docility of bodies conditioned to the work environment, depriving the worker of the free enjoyment of fundamental rights, will serve as a theoretical framework. Finally, the methodology adopted involves bibliographic and interdisciplinary studies, with exploratory and qualitative research, aiming to promote new insights on the impacts of excessive working hours and how this has hampered the effectiveness of the right to leisure, culminating with the proposal of the PEC previously mentioned.pt_BR
dc.description.resumoEste ensaio tem como objetivo analisar se a revisão da escala 6 x 1, como modelo constitucional de jornada de trabalho, é solução viável para a tratativa do déficit de efetividade do direito ao lazer, a fim de resguardar ao trabalhador condições ao cumprimento do mínimo existencial. Em resposta, considerou-se como hipótese que face à indivisibilidade dos direitos fundamentais, o cerceamento do direito ao repouso e ao lazer por jornada legal extenuante compromete sua saúde física e mental, de modo a violar seu piso vital. Desse modo, a PEC 8/2025, ao propor a substituição do modelo de jornada vigente, expandindo o repouso semanal para três dias a cada quatro trabalhados, é suscitada como alternativa à sua reparação. Investigar, portanto, a viabilidade dessa proposta para a consolidação de novas políticas públicas e se a mesma é suficiente para reparar o déficit do direito lazer, como direito social, torna-se uma tarefa hercúlea, porém necessária ao presente ensaio. Para tanto, a análise foucaultiana sobre os efeitos da docilidade dos corpos condicionados ao ambiente do trabalho, privando o trabalhador do livre gozo de direitos fundamentais, servirá como marco teórico. Por fim, a metodologia adotada envolve estudos bibliográficos e interdisciplinares, com pesquisa exploratória e qualitativa, visando promover novos insights sobre os impactos da jornada excessiva do trabalho e como isso tem embaraçado a efetividade do direito ao lazer, culminando com a propositura da PEC outrora mencionada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadarespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFJF/GVpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito ao lazerpt_BR
dc.subjectJornada de trabalhopt_BR
dc.subjectMínimo existencialpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPEC 8/2025pt_BR
dc.subjectRight to leisurept_BR
dc.subjectWorking hourspt_BR
dc.subjectExistential minimumpt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectPEC 8/2025pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.titleJornada extenuante e direito ao lazer: a (in)viabilidade da PEC 8/2025 como medida reparatória ao mínimo existencialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Direito - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons