Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18296
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cleitoncamposmartins-produtoeducacional.pdf2.42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
cleitoncamposmartins.pdfPDF/A1.29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Reflexões sobre a prática docente a partir de fontes históricas: um estudo com professores da educação básica de Juiz de Fora – Minas Gerais
Autor(es): Martins, Cleiton Campos
Primeiro Orientador: Matos, José Manuel Leonardo de
Membro da banca: Mendonça , Thiago Neves
Membro da banca: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: Este trabalho explora a relação entre a história da educação matemática e a prática docente atual. O estudo investiga como as práticas pedagógicas do passado, especialmente do movimento da Escola Nova, podem influenciar e dialogar o ensino de matemática no presente. A pesquisa analisa fontes históricas, como planos de aula de décadas passadas, acessadas através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Destaca-se a importância dessas fontes para a formação docente e o planejamento de aulas. Um dos principais objetivos é entender as reflexões que a história da educação matemática pode oferecer para a prática docente no ensino básico. O trabalho também busca examinar o impacto dessas práticas históricas no planejamento de aulas, promovendo uma maior aproximação com o contexto dos alunos atuais. Para isso, foi realizado um workshop com professores de matemática de Juiz de Fora, que analisaram e discutiram planos de aula do ano de 1947, sem conhecimento prévio da história da educação matemática. O objetivo do workshop é discutir a aplicabilidade dessas práticas no ensino atual e propor possíveis adaptações e melhorias.
Abstract: This work explores the relationship between the history of mathematics education and current teaching practices. The study investigates how past pedagogical practices, especially those from the New School movement, can influence and engage with the teaching of mathematics today. The research analyzes historical sources, such as lesson plans from past decades, accessed through the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The importance of these sources for teacher training and lesson planning is emphasized. One of the main objectives is to understand the reflections that the history of mathematics education can offer for teaching practices in basic education. The work also seeks to examine the impact of these historical practices on lesson planning, promoting a closer connection with the context of current students. To this end, a workshop was conducted with mathematics teachers from Juiz de Fora, who analyzed and discussed lesson plans from the year 1947, without prior knowledge of the history of mathematics education. The goal of the workshop is to discuss the applicability of these practices in current teaching and to propose possible adaptations and improvements.
Palavras-chave: História da educação matemática
Formação de professores
História cultural
Profissionalização
Diário de pesquisa
History of mathematics education
Teacher training
Cultural history
Professionalization
Research diary
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18296
Data do documento: 23-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons