Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18296
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cleitoncamposmartins-produtoeducacional.pdf2.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
cleitoncamposmartins.pdfPDF/A1.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Matos, José Manuel Leonardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7887152450745939pt_BR
dc.contributor.referee1Mendonça , Thiago Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5457032233864004pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4205648131746032pt_BR
dc.creatorMartins, Cleiton Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4398004871043630pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-14T15:09:09Z-
dc.date.available2025-03-14-
dc.date.available2025-03-14T15:09:09Z-
dc.date.issued2024-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18296-
dc.description.abstractThis work explores the relationship between the history of mathematics education and current teaching practices. The study investigates how past pedagogical practices, especially those from the New School movement, can influence and engage with the teaching of mathematics today. The research analyzes historical sources, such as lesson plans from past decades, accessed through the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The importance of these sources for teacher training and lesson planning is emphasized. One of the main objectives is to understand the reflections that the history of mathematics education can offer for teaching practices in basic education. The work also seeks to examine the impact of these historical practices on lesson planning, promoting a closer connection with the context of current students. To this end, a workshop was conducted with mathematics teachers from Juiz de Fora, who analyzed and discussed lesson plans from the year 1947, without prior knowledge of the history of mathematics education. The goal of the workshop is to discuss the applicability of these practices in current teaching and to propose possible adaptations and improvements.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho explora a relação entre a história da educação matemática e a prática docente atual. O estudo investiga como as práticas pedagógicas do passado, especialmente do movimento da Escola Nova, podem influenciar e dialogar o ensino de matemática no presente. A pesquisa analisa fontes históricas, como planos de aula de décadas passadas, acessadas através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Destaca-se a importância dessas fontes para a formação docente e o planejamento de aulas. Um dos principais objetivos é entender as reflexões que a história da educação matemática pode oferecer para a prática docente no ensino básico. O trabalho também busca examinar o impacto dessas práticas históricas no planejamento de aulas, promovendo uma maior aproximação com o contexto dos alunos atuais. Para isso, foi realizado um workshop com professores de matemática de Juiz de Fora, que analisaram e discutiram planos de aula do ano de 1947, sem conhecimento prévio da história da educação matemática. O objetivo do workshop é discutir a aplicabilidade dessas práticas no ensino atual e propor possíveis adaptações e melhorias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educação matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectDiário de pesquisapt_BR
dc.subjectHistory of mathematics educationpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectProfessionalizationpt_BR
dc.subjectResearch diarypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleReflexões sobre a prática docente a partir de fontes históricas: um estudo com professores da educação básica de Juiz de Fora – Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons