https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18243
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Dissertação |
Título: | O uso da matemática de matriz africana em salas de aulas dos anos iniciais da educação básica: o desenvolvimento de práticas antirracistas |
Autor(es): | Abreu, Ellen de Paula Moreira |
Primeiro Orientador: | Cruz, Willian José da |
Membro da banca: | Forde, Gustavo Henrique de Araújo |
Membro da banca: | Coelho, Flávio de Souza |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta uma proposta que traz reflexões sobre a contribuição da cultura afro-brasileira e africana como formadora da sociedade e o papel do negro como sujeito histórico e produtor de conhecimento, especialmente no contexto da Matemática. Discute-se a importância das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Cultura dos povos indígenas no currículo da Educação Básica. A incorporação de ideias matemáticas oriundas de culturas africanas, em particular na Educação Matemática, é considerada relevante para o desenvolvimento de práticas antirracistas. A influência da cultura africana favorece o ensino e a aprendizagem da Matemática, com base na perspectiva da Etnomatemática. A metodologia proposta baseia-se na semiótica de Peirce e utiliza os Experimentos Mentais como metodologia de ensino de certos conceitos matemáticos desenvolvidos em África. Juntamente com a dissertação, apresenta-se um produto educacional com atividades envolvendo conceitos e/ou problemas matemáticos desenvolvidos a partir da cultura africana. |
Abstract: | This research presents a proposal reflections on the contribution of Afro-Brazilian and African culture as shapers of society and the role of black individuals as historical subjects and producers of knowledge, especially in the context of Mathematics. The importance of Laws 10.639/03 and 11.645/08 is discussed, which make the teaching of Afro-Brazilian History and Culture and Indigenous Peoples' Culture mandatory in the basic education curriculum. The incorporation of mathematical ideas originating from African cultures, particularly in Mathematics Education, is considered relevant for the development of anti-racist practices. The influence of African culture enhances the teaching and learning of Mathematics, based on the perspective of ethnomathematics. The proposed methodology is based on Peirce's semiotics and utilizes Thought Experiments as a teaching methodology for certain concepts mathematics developed in Africa. Along with the dissertation, an educational product is presented with activities involving concepts and/or mathematical problems developed from African culture. |
Palavras-chave: | Matemática africana Práticas antirracistas Educação matemática Etnomatemática Experimentos mentais African mathematics Anti-racist practices Mathematics education Ethnomathematics Thought experiments |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18243 |
Data do documento: | 20-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
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