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Tipo: Dissertação
Título: O uso da matemática de matriz africana em salas de aulas dos anos iniciais da educação básica: o desenvolvimento de práticas antirracistas
Autor(es): Abreu, Ellen de Paula Moreira
Primeiro Orientador: Cruz, Willian José da
Membro da banca: Forde, Gustavo Henrique de Araújo
Membro da banca: Coelho, Flávio de Souza
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma proposta que traz reflexões sobre a contribuição da cultura afro-brasileira e africana como formadora da sociedade e o papel do negro como sujeito histórico e produtor de conhecimento, especialmente no contexto da Matemática. Discute-se a importância das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Cultura dos povos indígenas no currículo da Educação Básica. A incorporação de ideias matemáticas oriundas de culturas africanas, em particular na Educação Matemática, é considerada relevante para o desenvolvimento de práticas antirracistas. A influência da cultura africana favorece o ensino e a aprendizagem da Matemática, com base na perspectiva da Etnomatemática. A metodologia proposta baseia-se na semiótica de Peirce e utiliza os Experimentos Mentais como metodologia de ensino de certos conceitos matemáticos desenvolvidos em África. Juntamente com a dissertação, apresenta-se um produto educacional com atividades envolvendo conceitos e/ou problemas matemáticos desenvolvidos a partir da cultura africana.
Abstract: This research presents a proposal reflections on the contribution of Afro-Brazilian and African culture as shapers of society and the role of black individuals as historical subjects and producers of knowledge, especially in the context of Mathematics. The importance of Laws 10.639/03 and 11.645/08 is discussed, which make the teaching of Afro-Brazilian History and Culture and Indigenous Peoples' Culture mandatory in the basic education curriculum. The incorporation of mathematical ideas originating from African cultures, particularly in Mathematics Education, is considered relevant for the development of anti-racist practices. The influence of African culture enhances the teaching and learning of Mathematics, based on the perspective of ethnomathematics. The proposed methodology is based on Peirce's semiotics and utilizes Thought Experiments as a teaching methodology for certain concepts mathematics developed in Africa. Along with the dissertation, an educational product is presented with activities involving concepts and/or mathematical problems developed from African culture.
Palavras-chave: Matemática africana
Práticas antirracistas
Educação matemática
Etnomatemática
Experimentos mentais
African mathematics
Anti-racist practices
Mathematics education
Ethnomathematics
Thought experiments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18243
Data do documento: 20-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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