Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18237
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
lindomardasilvafaria.pdf1.74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Fatores que concorrem para a baixa conclusão das etapas da educação básica na modalidade semipresencial da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual de ensino de Minas Gerais: análise do fluxo escolar do CESEC do Leste Mineiro
Autor(es): Faria, Lindomar da Silva
Orientador: Neubert, Luiz Flávio
Miembros Examinadores: Kisteman Júnior, Marco Aurélio
Miembros Examinadores: Pereira, Orcione Aparecida Vieira
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão se funda nos índices de conclusão das etapas da Educação Básica no CESEC1 do Leste Mineiro, os quais são significativamente baixos. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa é investigar e compreender as dificuldades que ameaçam o acesso e a permanência dos estudantes na escola, com vistas a propor um atendimento escolar mais equânime, contextualizado e especializado ao público adulto/jovem e trabalhador. Tal objetivo se desdobra em 3 objetivos específicos: um descritivo; um analítico e um propositivo. A pesquisa se desenvolveu por uma fundamentação teórica dos eixos (i) abandono e evasão escolar; (ii) os efeitos da cultura da reprovação sobre a trajetória escolar dos estudantes e; (iii) trabalho e estudo na trajetória dos jovens. Para tanto, consideramos, principalmente, as contribuições de Santos (2003), Arroyo (2007), Luz (2008), Peregrino (2010), Gadotti (2009), Franzoi e Machado (2010), Riani, Silva e Soares (2012), Leite (2013), Carrano, Marinho e Oliveira (2015), Soares et al. (2015), Silva Filho e Araújo (2017), Lima e Fonseca (2018), Abramo, Venturi e Corrochano (2020), Landin (2022) e Brenner e Carrano (2023). A análise dos dados é conduzida por uma metodologia qualitativa, mediante a qual optamos pela análise por categoria de participantes, que foi corroborada pela aplicação de questionários mistos e abertos a estudantes e professores; bem como pela realização de entrevistas com alunos e a diretora da escola. Finalmente, o Plano de Ação Educacional (PAE) proposto emergiu dos achados da pesquisa de campo, a partir das principais contraposições e convergências entre os conceitos da escola, sobre a sua própria organização da oferta e as expectativas e desafios discentes.
Resumen : This research was developed within the scope of the Professional Postgraduate Program (PPGP) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The management case was based on the completion rates of the Basic Education stages at CESEC of Leste Mineiro, which are significantly low. In this sense, the general objective of the research is to investigate and understand the difficulties that threaten students' access and retention at school, with a view to proposing a more equitable, contextualized and specialized school service for working adults and youth. This objective is divided into 3 specific objectives: one descriptive; one analytical and one propositional. The research is developed based on a theoretical foundation of the axes (i) school abandonment and dropout; (ii) the effects of the culture of disapproval on students’ academic trajectory and; (iii) work and study in the trajectory of young people. Therefore, we mainly consider the contributions of Santos (2003); Arroyo (2007); Luz (2008); Peregrino (2010); Gadotti (2009); Franzoi (2010); Riani (2012); Leite (2013); Carrano (2015); Soares et al (2015); Silva and Araújo (2017); Lima el al (2018); Abramo (2020), Landin (2022) and Brenner et al (2023). Data analysis is conducted using a qualitative methodology, through which we opted for analysis by category of participants, which was corroborated by the application of mixed and open questionnaires to students and teachers; as well as conducting interviews with students and the school principal. Finally, the proposed Educational Action Plan (PAE) emerges from the findings of the field research, based on the main contradictions and convergences between the school's concepts, its own organization of enrollment offer and educational expectations and challenges.
Palabras clave : Educação de jovens e adultos
Abandono e evasão escolar
Trabalho e trajetória jovem
Youth and adult education
School abandonment and dropout
Work and young trajectory
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18237
Fecha de publicación : 19-dic-2024
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons