Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18237
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lindomardasilvafaria.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Neubert, Luiz Flávio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3675395434849769pt_BR
dc.contributor.referee1Kisteman Júnior, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Orcione Aparecida Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5974635772443116pt_BR
dc.creatorFaria, Lindomar da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9854666410056646pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-24T12:00:18Z-
dc.date.available2025-02-21-
dc.date.available2025-02-24T12:00:18Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18237-
dc.description.abstractThis research was developed within the scope of the Professional Postgraduate Program (PPGP) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The management case was based on the completion rates of the Basic Education stages at CESEC of Leste Mineiro, which are significantly low. In this sense, the general objective of the research is to investigate and understand the difficulties that threaten students' access and retention at school, with a view to proposing a more equitable, contextualized and specialized school service for working adults and youth. This objective is divided into 3 specific objectives: one descriptive; one analytical and one propositional. The research is developed based on a theoretical foundation of the axes (i) school abandonment and dropout; (ii) the effects of the culture of disapproval on students’ academic trajectory and; (iii) work and study in the trajectory of young people. Therefore, we mainly consider the contributions of Santos (2003); Arroyo (2007); Luz (2008); Peregrino (2010); Gadotti (2009); Franzoi (2010); Riani (2012); Leite (2013); Carrano (2015); Soares et al (2015); Silva and Araújo (2017); Lima el al (2018); Abramo (2020), Landin (2022) and Brenner et al (2023). Data analysis is conducted using a qualitative methodology, through which we opted for analysis by category of participants, which was corroborated by the application of mixed and open questionnaires to students and teachers; as well as conducting interviews with students and the school principal. Finally, the proposed Educational Action Plan (PAE) emerges from the findings of the field research, based on the main contradictions and convergences between the school's concepts, its own organization of enrollment offer and educational expectations and challenges.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão se funda nos índices de conclusão das etapas da Educação Básica no CESEC1 do Leste Mineiro, os quais são significativamente baixos. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa é investigar e compreender as dificuldades que ameaçam o acesso e a permanência dos estudantes na escola, com vistas a propor um atendimento escolar mais equânime, contextualizado e especializado ao público adulto/jovem e trabalhador. Tal objetivo se desdobra em 3 objetivos específicos: um descritivo; um analítico e um propositivo. A pesquisa se desenvolveu por uma fundamentação teórica dos eixos (i) abandono e evasão escolar; (ii) os efeitos da cultura da reprovação sobre a trajetória escolar dos estudantes e; (iii) trabalho e estudo na trajetória dos jovens. Para tanto, consideramos, principalmente, as contribuições de Santos (2003), Arroyo (2007), Luz (2008), Peregrino (2010), Gadotti (2009), Franzoi e Machado (2010), Riani, Silva e Soares (2012), Leite (2013), Carrano, Marinho e Oliveira (2015), Soares et al. (2015), Silva Filho e Araújo (2017), Lima e Fonseca (2018), Abramo, Venturi e Corrochano (2020), Landin (2022) e Brenner e Carrano (2023). A análise dos dados é conduzida por uma metodologia qualitativa, mediante a qual optamos pela análise por categoria de participantes, que foi corroborada pela aplicação de questionários mistos e abertos a estudantes e professores; bem como pela realização de entrevistas com alunos e a diretora da escola. Finalmente, o Plano de Ação Educacional (PAE) proposto emergiu dos achados da pesquisa de campo, a partir das principais contraposições e convergências entre os conceitos da escola, sobre a sua própria organização da oferta e as expectativas e desafios discentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAbandono e evasão escolarpt_BR
dc.subjectTrabalho e trajetória jovempt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectSchool abandonment and dropoutpt_BR
dc.subjectWork and young trajectorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFatores que concorrem para a baixa conclusão das etapas da educação básica na modalidade semipresencial da Educação de Jovens e Adultos da rede estadual de ensino de Minas Gerais: análise do fluxo escolar do CESEC do Leste Mineiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons