Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18222
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hosseiasfigueiredosena.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Serviço de documentação e escrituração escolar: proposições para a garantia da eficiência e eficácia na alimentação do sistema SIMADE pelas secretarias escolares da superintendência regional de ensino de Teófilo Otoni
Author: Sena, Hosseias Figueiredo
First Advisor: Paula, Frederico Braida Rodrigues de
Referee Member: Magrone, Eduardo
Referee Member: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado aborda o Serviço de Documentação e Escrituração Escolar, discutindo a garantia da eficiência e eficácia na alimentação do sistema SIMADE pelas secretarias escolares da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni. A pergunta que deu origem à pesquisa foi: como o SEDINE pode garantir um padrão de eficiência e eficácia na alimentação do SIMADE pelas secretarias escolares? O objetivo principal foi evidenciar o papel do SEDINE na garantia da eficiência e eficácia na alimentação do SIMADE pelas secretarias escolares da SRE Teófilo Otoni. A metodologia adotada foi quali-quantitativa, com abordagem descritiva e analítica, incluindo revisão bibliográfica, pesquisa documental e de campo, e a elaboração de uma matriz SWOT. Ao final, foi proposto um Plano de Ação Educacional com base nos objetivos geral e específico, que tornou possível responder à questão de pesquisa proposta. Assim, partindo da identificação das principais forças e fraquezas dos atores envolvidos, tanto técnicos da equipe SEDINE, quanto dos ATBs nas secretarias de suas escolas e observando as oportunidades para minimizar as ameaças, foram elaborados produtos que visam a formação cotidiana dos técnicos, quais sejam: a organização de cronograma consolidado, disponibilização de curso online, criação de cartilhas e de ambientes virtuais que possam contribuir para o alcance da eficiência e eficácia na alimentação do SIMADE pelas secretarias escolares.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Assessment of the Center for Public Policies and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied addresses the School Documentation and Recordkeeping Service. It discusses ensuring efficiency and effectiveness in feeding SIMADE by the school secretariats of the Teófilo Otoni Regional Education Superintendence. The question that gave rise to the research was: How can SEDINE guarantee a standard of efficiency and effectiveness in feeding SIMADE by the school secretariats? The main objective was to highlight the role of SEDINE in ensuring efficiency and effectiveness in feeding SIMADE by the school secretariats of the Teófilo Otoni Regional Education Superintendence. The methodology adopted was qualitative and quantitative, with a descriptive and analytical approach, including bibliographic review, documentary and field research, and preparation of a SWOT matrix. At the end, an Educational Action Plan was proposed based on the general and specific objectives, which made it possible to answer the proposed research question. Thus, starting from the identification of the main strengths and weaknesses of the actors involved, both technicians from the SEDINE team and the ATBs in the school secretariats, and observing the opportunities to minimize threats, products were developed that aim at the daily training of technicians, namely: the organization of a consolidated schedule, provision of online courses, creation of booklets, and virtual environments that can contribute to achieving efficiency and effectiveness in feeding SIMADE by school secretariats.
Keywords: SEDINE
SIMADE
Matriz SWOT
Eficiência
Eficácia
Efficiency
Effectiveness
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18222
Issue Date: 17-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons