Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18222
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
hosseiasfigueiredosena.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018338717420441pt_BR
dc.contributor.referee1Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiredo, Camila Gonçalves Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6082710720503168pt_BR
dc.creatorSena, Hosseias Figueiredo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2299124975054915pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-20T15:36:05Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-02-20T15:36:05Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18222-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Assessment of the Center for Public Policies and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied addresses the School Documentation and Recordkeeping Service. It discusses ensuring efficiency and effectiveness in feeding SIMADE by the school secretariats of the Teófilo Otoni Regional Education Superintendence. The question that gave rise to the research was: How can SEDINE guarantee a standard of efficiency and effectiveness in feeding SIMADE by the school secretariats? The main objective was to highlight the role of SEDINE in ensuring efficiency and effectiveness in feeding SIMADE by the school secretariats of the Teófilo Otoni Regional Education Superintendence. The methodology adopted was qualitative and quantitative, with a descriptive and analytical approach, including bibliographic review, documentary and field research, and preparation of a SWOT matrix. At the end, an Educational Action Plan was proposed based on the general and specific objectives, which made it possible to answer the proposed research question. Thus, starting from the identification of the main strengths and weaknesses of the actors involved, both technicians from the SEDINE team and the ATBs in the school secretariats, and observing the opportunities to minimize threats, products were developed that aim at the daily training of technicians, namely: the organization of a consolidated schedule, provision of online courses, creation of booklets, and virtual environments that can contribute to achieving efficiency and effectiveness in feeding SIMADE by school secretariats.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado aborda o Serviço de Documentação e Escrituração Escolar, discutindo a garantia da eficiência e eficácia na alimentação do sistema SIMADE pelas secretarias escolares da Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni. A pergunta que deu origem à pesquisa foi: como o SEDINE pode garantir um padrão de eficiência e eficácia na alimentação do SIMADE pelas secretarias escolares? O objetivo principal foi evidenciar o papel do SEDINE na garantia da eficiência e eficácia na alimentação do SIMADE pelas secretarias escolares da SRE Teófilo Otoni. A metodologia adotada foi quali-quantitativa, com abordagem descritiva e analítica, incluindo revisão bibliográfica, pesquisa documental e de campo, e a elaboração de uma matriz SWOT. Ao final, foi proposto um Plano de Ação Educacional com base nos objetivos geral e específico, que tornou possível responder à questão de pesquisa proposta. Assim, partindo da identificação das principais forças e fraquezas dos atores envolvidos, tanto técnicos da equipe SEDINE, quanto dos ATBs nas secretarias de suas escolas e observando as oportunidades para minimizar as ameaças, foram elaborados produtos que visam a formação cotidiana dos técnicos, quais sejam: a organização de cronograma consolidado, disponibilização de curso online, criação de cartilhas e de ambientes virtuais que possam contribuir para o alcance da eficiência e eficácia na alimentação do SIMADE pelas secretarias escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSEDINEpt_BR
dc.subjectSIMADEpt_BR
dc.subjectMatriz SWOTpt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectEficáciapt_BR
dc.subjectEfficiencypt_BR
dc.subjectEffectivenesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleServiço de documentação e escrituração escolar: proposições para a garantia da eficiência e eficácia na alimentação do sistema SIMADE pelas secretarias escolares da superintendência regional de ensino de Teófilo Otonipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons