Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1822
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mayradeoliveirasa.pdf2.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Narrativa e interatividade: um estudo da transmissão de informações na nova perspectiva da TV Digital
Author: Sá, Mayra de Oliveira
First Advisor: Pernisa Júnior, Carlos
Referee Member: Moreno, Marcelo Ferreira
Referee Member: Ribeiro, José Carlos Santos
Resumo: O presente trabalho é um estudo sobre a TV digital brasileira, principalmente em relação as suas propostas de inclusão digital, através da interatividade com o público. Para isso, a partir dos estudos de Mattos (2002), Jambeiro (2008), Machado (2003) e Barbosa (2007), são apresentados tanto a evolução da TV, quanto as características que fazem da televisão, ainda hoje, o principal veículo de comunicação no Brasil. Após isso, a pesquisa volta-se para as propostas de interatividade da TV aberta, por meio dos aplicativos para outros dispositivos, com destaque para autores como Primo (2003) e Santaella (2010). Com a análise do funcionamento e dos conteúdos do aplicativo para as partidas de futebol exibidas pela TV Globo, a partir da Copa do Mundo de 2014, e também com a da apresentação de dois projetos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Laboratório de Mídia Digital da UFJF, o trabalho busca comparar o que se tem visto como estratégia das grandes produtoras de conteúdo televisivo e em trabalhos que se dedicam a essa temática, feitos em âmbito experimental e acadêmico.
Abstract: The present work is a study on the Brazilian digital TV, especially regarding its proposals for digital inclusion, through the interactivity with the audience. To do this, from the studies of Mandy (2002), Jambeiro (2008), Machado (2003) and Barbosa (2007), are presented both the evolution of TV as the features that make television, the main vehicle of communication in Brazil still today. After that, the search turns to open TV interactivity proposals through the apps for other devices, especially for authors such as Primo (2003) and Santaella (2010). With the analysis of the functioning and contents of the application to the football matches shown on TV Globo, from the 2014 FIFA World Cup, and also with the presentation of two projects developed by the research group Digital Media Lab of Juiz de Fora Federal University, the work seeks to compare what's seen as a strategy of the major producers of TV content and in jobs that are dedicated to this subject, made in experimental and academic level.
Keywords: Televisão
TV digital
Interatividade
Aplicativos
Segunda tela
Television
Digital TV
Interactivity
Apps
Second screen
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Comunicação Social
Program: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1822
Issue Date: 22-Feb-2016
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.