Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18185
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diegodesouzamoreira.pdfPDF/A7.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: O mundo através da tela - estudantes da educação básica na era da entropia informacional
Autor(es): Moreira, Diego de Souza
Primeiro Orientador: Borges, Eliane Medeiros
Membro da banca: Menezes, Paulo Henrique Dias
Membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Membro da banca: Oliveira, Helena Rivelli de
Membro da banca: Dias Júnior, José Jorge Lima
Membro da banca: Palomar, Francisco Javier Diez
Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta tese de doutoramento tem como tema central o uso de ferramentas tecnológicas digitais por adolescentes da educação básica. O objetivo principal deste trabalho é conhecer como estudantes utilizam ferramentas tecnológicas, como computadores, notebooks e, em especial os smartphones, e quais as implicações do tempo nos dispositivos digitais (em especial nas mídias de redes sociais) na vida e no aprendizado de estudantes entre 14 e 16 anos. Como metodologia, foram utilizadas duas formas de coletas de dados em duas escolas de educação básica, de realidades sociais diferentes, na cidade de Juiz de Fora-MG: formulário online e produções de texto. . Para analisar e discutir o que esses estudantes pensam sobre a tecnologia e suas consequências, utilizamos o software IRAMuTeq e as teorias vinculadas à análise de conteúdo com o intuito de traçar as frequências de ocorrências em nuvens de palavras e em análise de similitudes. Os resultados obtidos nas duas análises demonstram que i) os estudantes das duas escolas consomem, de forma muito semelhante, os aplicativos e as ferramentas digitais por meio de seus smartphones, assim como possuem tempos de uso parecidos; ii) os grupos de estudantes das duas escolas têm compreensões distintas sobre a tecnologia, sua importância e, principalmente, suas consequências. Esses dados reforçam a importância e a necessidade das escolas desenvolverem projetos de letramento digital e crítico sobre o uso das ferramentas digitais diante de um mundo informatizado e imerso na entropia informacional
Abstract: The research developed in this doctoral thesis has as its central theme the use of digital technological tools by adolescents in elementary education. The main objective of this work is to understand how students use technological tools, such as computers, notebooks and, especially, smartphones, and what are the implications of time spent on digital devices (especially on social media) in the lives and learning of students between 14 and 16 years old. As a methodology, two forms of data collection were used in two basic education schools, with different social realities, in the city of Juiz de Fora-MG: online form and text productions. . To analyze and discuss what these students think about technology and its consequences, we used the IRAMuTeq software and theories linked to content analysis in order to trace the frequencies of occurrences in word clouds and similarity analysis. The results obtained in both analyses demonstrate that i) students from both schools consume, in a very similar way, applications and digital tools through their smartphones, as well as have similar usage times; ii) the groups of students from the two schools have different understandings of technology, its importance and, mainly, its consequences. These data reinforce the importance and need for schools to develop digital and critical literacy projects on the use of digital tools in a computerized world immersed in informational entropy.
Palavras-chave: Tecnologia
Smartphone
Redes sociais
Análise de conteúdo
IRAMuTeq
Technology
Smartphone
Social media
Content analysis
IRAMuTeq
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18185
Data do documento: 22-Nov-2024
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons